NOVIDADES, TENDÊNCIAS, PESQUISA

Investimos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Estamos sempre conectados com as últimas tendências e acompanhamos todas as novidades. Tudo para que você tenha a melhor experiência com painéis em madeira.

6 macrotendências que estão moldando nossas casas

No Brasil ou no mundo, a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos muda rapidamente e tudo isso interfere na forma como desenvolvemos, avaliamos e consumimos produtos – incluindo o mobiliário. Tudo se conecta no mundo e não é diferente no mercado de painéis decorativos. Mas é a análise de macrotendências e comportamentos econômico, cultural e social, além de outras avaliações de mercado, que permite “traduzir” isso tudo em novos padrões e coleções de melaminas BP – atendendo a realidade brasileira.

É importante observar que a macrotendências são influências que perduram por períodos mais longos na sociedade (cinco a dez anos); indicando novos hábitos e comportamentos, novas maneiras de consumir e novas linhas de pensamento. Esses movimentos podem ter uma temática central, como o bem-estar, e ganhar uma série de desdobramentos em diferentes mercados.

Viradas de década, em geral, marcam grandes transformações de cenários na sociedade e na forma como decoramos nossos espaços. Não é à toa que ao falar dos anos 1950, 1960, 1970 e 1980 ou início dos anos 2000, imagens muito distintas se formam em nossa mente. Mas quais são as macrotendências que estão influenciando a sociedade, a cultura e o consumo atualmente?

Essa resposta influenciou diretamente na escolha dos novos padrões da Coleção Nômade. São pelo menos seis temas centrais: Biofilia, Consciência ambiental, Desconexão / JOMO (do inglês, Joy of Missing Out), Wanderlust, Modernismo brasileiro e Valorização artesanal. Para conhecer todos os lançamentos, acesse este link.

 

Viradas de década, em geral, marcam grandes transformações de cenários na sociedade e na forma como decoramos nossos espaços 

Macrotendências presentes na Coleção Nômade

“Todas essas influências se conversam harmonicamente e está cada vez mais claro que nossos anseios estão direcionados a criar ‘espaços vitais’, seja para cozinhar, dormir ou trabalhar. Junto com as novas formas de trabalho e convivência em sociedade, esse conceito é um fator cada vez mais decisivo para o nosso bem-estar”, aponta a equipe de Desenvolvimento de Produtos da Berneck®.

Consciência ambiental

O impacto ambiental é uma das preocupações mais importante da humanidade, elevando a consciência de todos para implementar medidas que protegem os mares e as florestas. O aumento da consciência das pessoas em relação ao fato de que os recursos físicos do planeta são finitos, também tem influência nos campos da alimentação e consumo da população.

 

O princípio da biofilia é simples: conectar humanos com a natureza para melhorar o bem-estar, saúde e o conforto emocional

 

Biofilia

Seu princípio é simples: conectar humanos com a natureza para melhorar o bem-estar, saúde e o conforto emocional. Como? Incorporando características do mundo natural aos espaços construídos, como água, vegetação, luz natural, ventilação, cores e elementos como madeira, tecidos, cerâmicas e pedras.

Wanderlust / Jomo

Traduzido do alemão, esse conceito significa “abrir-se para um desejo de viajar, de explorar novas culturas”. E ainda que tenhamos limitações geográficas ou de deslocamento, a internet e as múltiplas conexões digitais permitem explorar novas “fronteiras”.

 

A internet abre novos horizontes e as redes sociais estão impactando o mundo, mas muitas pessoas procuram formas de se “desligar” dos excessos

 

Desconectar

Ao mesmo tempo em que a internet abre novos horizontes, as redes sociais estão impactando o mundo e muitas pessoas procuram formas de se “desligar” dos excessos tecnológicos. Essa também é uma prioridade tão importante como cuidar da nossa saúde. Um número cada vez maior de pessoas está descobrindo que é muito mais divertido aproveitar a própria vida do que acompanhar virtualmente a dos outros. É a vida offline, mais leve, fluída e real. Para isso, mais do que nunca, queremos que nossas casas sejam santuários: calmantes, acolhedores e aconchegantes.

Valorização artesanal

Há um mix de referências neste campo, mas cresce a valorização da produção local, da arte indígena e de todos os trabalhos manuais; essa identidade cultural tem muito valor para uma parte expressiva dos consumidores. Comportamentos do tipo “faça você mesmo” também estão mais presentes, seja cozinhar, limpar, empreender ou decorar nossas casas.

Modernismo brasileiro

Esse movimento trouxe uma nova estética e novas técnicas de construção para a arquitetura mundial, com derivações culturais e no design de produtos que permanecem atuais, como funcionalidade e racionalidade.

 

Entre as macrotendências, cresce a valorização da produção local, da arte indígena e de todos os trabalhos manuais

 

Aproveite para seguir nossas redes sociais e interagir conosco: InstagramPinterestFacebookLinkedIn e YouTube.

Deixe uma resposta