NOVIDADES, TENDÊNCIAS, PESQUISA

Investimos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Estamos sempre conectados com as últimas tendências e acompanhamos todas as novidades. Tudo para que você tenha a melhor experiência com painéis em madeira.

Amigurumis: ‘Berneck Arte’ foca responsabilidade social

O foco no social e nas pessoas é um dos ativos mais valorizados pela sociedade. Ciente desse processo, a Berneck desenvolve uma série de projetos que envolvem as comunidades acerca de suas unidades industriais e florestais. Em geral, além de ações desportivos e culturais, são incentivadas ações capazes de promover o bem-estar e o desenvolvimento social das famílias. O projeto Berneck Arte – Oficina de Crochê é um exemplo. Comandado por Gloria Berneck Malucelli, gestora de projetos de responsabilidade socioambiental, a iniciativa é conhecida pela produção dos amigurumis.

Populares no Japão, onde as técnicas artesanais são muito valorizadas, os amigurumis são bonecos e objetos feitos com crochê ou tricô. Toda a produção é realizada por uma cooperativa com cerca de 20 mulheres, que desenvolvem linhas exclusivas.

Segundo Gloria, que também é artista plástica, o projeto da oficina nasceu a partir de uma demanda pessoal. “O crochê é um hobby, mas ganhou contornos de profissionalização. Comecei a ter muita encomenda, de amigos querendo presentear com algo original e feito à mão. Sozinha, já não conseguia atender a demanda, mas desejava aumentar essa produção e atender os pedidos”, explica.

“Foi quando tivemos o insight de levar a ideia para a presidência, que permitiu seguir em frente e junto com o RH desenvolver o projeto”, acrescenta a gestora. A iniciativa tomou forma em junho de 2016.

 

Projeto social comandado pela Berneck visa crescimento e independência das comunidades locais. Os amigurumis, bonecos feitos de crochê ou tricô, estão entre as atividades

Além da reprodução de animais e personagens infantis, são comercializados chocalhos e mini amigurumis para o móbile de berços

 

Arte e ação social com os amigurumis

O grupo de mulheres que compõe a cooperativa é treinado por Gloria, na região da Lapa, próximo a Fazenda Álamos. Todo o material utilizado para a produção dos amigurumis é cedido pela Berneck e as vendas são realizadas pelas redes sociais da marca “The Glow”. Lançada em 2015, a empresa comercializa ainda outros produtos artesanais, incluindo peças com aplicações de cristais. Conheça mais detalhes do trabalho nas redes sociais: Facebook e Instagram.

E os “bichinhos” têm feito sucesso na rede. “Já vendemos para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia e Manaus, além do Paraná e Santa Catarina”, conta Gloria Berneck Malucelli. Além da reprodução de animais e personagens infantis, são comercializados chocalhos e mini amigurumis para o móbile de berços.

De acordo com a gestora, a iniciativa com os amigurumis tem gerado grande aprendizado para os dois lados. “É grande a troca que existe nesse processo de ensinar e aprender. Esse trabalho contribui para ampliar horizontes, de todas as partes”. Além da renda extra, obtida com a comercialização dos bonecos, a artista ressalta a importância da atividade para saúde mental das cooperadas. “Os encontros são sempre animados e ajudam no desenvolvimento de novas habilidades”, conta Gloria.

 

O projeto Berneck Arte – Oficina de Crochê é comandado por Gloria Berneck Malucelli

Todo o material utilizado para a produção dos amigurumis é cedido pela Berneck e as vendas são realizadas pelas redes sociais da marca “The Glow"

 

Bazar de amigurumis

Além das vendas online, em agosto passado, foi realizada a segunda edição do Bazar Projeto Berneck Arte. Segundo a coordenadora do projeto, a proposta do evento é levar a iniciativa para dentro da empresa, já que muitas pessoas procuram pelos amigurumis. No bazar, os funcionários podem adquirir os produtos com algumas facilidades, como pagamento parcelado na folha de pagamento. Para a sequência do projeto, estuda-se ainda a realização de um bazar aberto ao público.

Interessado em conhecer outras iniciativas de cunho social da Berneck? Acesse o link e descubra as principais ações realizadas em diferentes áreas.

 

Populares no Japão, onde as técnicas artesanais são muito valorizadas, os amigurumis são bonecos e objetos feitos com crochê ou tricô

Deixe uma resposta