NOVIDADES, TENDÊNCIAS, PESQUISA

Investimos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Estamos sempre conectados com as últimas tendências e acompanhamos todas as novidades. Tudo para que você tenha a melhor experiência com painéis em madeira.

Berneck detalha as tendências da Interzum 2017

A Berneck foi até Colônia, na Alemanha, visitar a feira Interzum 2017 e ficar por dentro das principais novidades da indústria moveleira. Foram mais de 1700 expositores presentes no evento, realizado de 16 a 19 de maio, e a gama de produtos era enorme – para todas as faixas de produção. “É na Interzum que industriais e designers de todo o mundo conhecem novidades e renovam o pensamento para projetar os móveis dos próximos dois anos”, revela Graça Berneck Gnoatto, diretora comercial e de marketing.

As texturas estão em alta e em todos os materiais de superfícies. Os expositores são inúmeros e a disponibilidade de produtos diferenciados (e ultra caros) são enormes. Mas há mercado para tudo! A tecnologia de alta pressão sincronizada também avançou e os fornecedores encontraram meios de trazer esse processo complexo ao mercado. Os filmes de PVC envolvendo peças, principalmente em componentes de móveis, como portas de cozinhas, também tiverem destaque. Há muitas opções com texturas e padrões metalizados, com boa fidelidade de desenho.

No campo das cores, o Millennial Pink (do rosa flamingo ao pêssego, até os tons argilosos e terrosos) está SUPER em alta para móveis também. Uma rápida pesquisa na internet revela muitos projetos nessa tonalidade. O movimento também confirma a relação cada vez mais próxima do mundo da moda com os interiores. “Comportamento, passarelas, vitrines e interiores de lojas, feiras e exposições de moda, estilo vintage e de rua. Todas essas inspirações e leituras se refletem na forma como os profissionais estão pensando as novas coleções”, detalha Graça.

Tendências em BP e clássicos revisitados

A Interzum 2017 revelou muitas opções de revestimentos em pedras, tecidos e metalizados –  confira o padrão Metallic Suede da Berneck. Nos padrões de tecidos, é interessante notar que esse movimento ganha maior destaque na Europa a partir de agora. No Brasil, a utilização de painéis revestidos com BP nos móveis, reproduzindo desenhos e texturas de tecidos, já é bem vista e muito aplicada.

Vale lembrar, a Berneck dispõe de padrões como Damasco (TX), Azul, Sky, Branco, Cinza Cobalto, Linen Grigio e Nude na textura VEL – todos combinam muito bem nessa leitura. Confira as desenhos e cores nesse link.

A releitura dos clássicos, com a valorização das lâminas de madeira, também está alta. No segmento de painéis revestidos, a Berneck já tinha antecipado essa tendência com o lançamento dos padrões Chiaro, Faia, Louro Freijó e Louro Preto.

Ferragens e comportamento na Interzum

Ferragens e componentes apresentados reforçam ainda mais o discurso e possibilidade de que é possível morar com conforto ainda que haja menor metragem nos imóveis. A multifuncionalidade do móvel nunca foi tão importante, mas isso não significa abrir mão do conforto. “Cria-se um novo desafio para arquitetos, fabricantes e designers de interiores. Forma e função ganham novo contexto no morar”, observa Graça Berneck Gnoatto.

Além de se diferenciar pelo uso de revestimentos e cores em seus móveis e ambientes, os profissionais podem explorar novas soluções em iluminação, com tecnologia LED e OLED, além de inúmeros componentes de conexão, armazenamento, sistemas deslizantes e de articulação.

Olhando para o campo de tendências, é perceptível ainda uma mudança na estrutura familiar e na forma como os europeus passam a enxergar as casas. Os espaços, de forma geral, são menores e a cozinha já não é o coração da casa. A facilidade em pedir comida e a correria do trabalho, mesmo com o crescimento do home office, faz a sala ganhar importância novamente.

Assim, uma grande mesa na sala de jantar atende o adolescente com área de estudo, a refeição dos pais com os filhos ou bebê, e até o avô com sua leitura de jornal. Tudo em uma única mesa e ambiente. Dá para ver a preocupação das empresas em torno dessa casa mais comunitária. Reuso e upcycling são outras tendências em alta. Não há uma grande abrangência de ações ainda, mas são temas fortes e há muita preocupação.

E você, gostou das novidades?

Deixe seu comentário ou compartilhe com amigos e profissionais!

 

Deixe uma resposta