Quando a família cresce, cuidados com a qualidade e o acabamento do mobiliário são indispensáveis para garantir a segurança dos pequenos. Mas além de trazer bem-estar e beleza aos ambientes, a mobília também pode ser fundamental para estimular o aprendizado. É aqui que o trabalho de arquitetos, designers e marceneiros faz a diferença! E para inspirar a criatividade da criançada e criar ambientes inovadores, o painel BlackDots surge como alternativa prática nos projetos de interiores. Ele integra a Linha Play da Berneck.
Com acabamento texturizado (TX), o painel é um dos lançamentos da marca e tem função semelhante à de um quadro negro. Nele é possível escrever e desenhar com giz quantas vezes quiser, sem danificar o produto.
Juliana Weiss, designer da Impress, empresa responsável pela tecnologia do revestimento que é aplicado sobre o painel de MDF ou MDP, explica que diferente de uma parede preta ou de uma lousa, a tecnologia empregada no painel de madeira evita riscos e manchas. “Isso garante maior durabilidade e beleza ao produto”, afirma.
Para a arquiteta Paula Bianquini, o grande diferencial do painel é a praticidade, que facilita sua aplicação em diferentes projetos. Recentemente, em parceria com a arquiteta Letícia Queiroz, a profissional desenvolveu o espaço Quarto do Jovem, na mostra Morar Mais Por Menos, em Belo Horizonte (MG). O projeto teve a aplicação do painel BlackDots na porta do guarda-roupas.
Segundo Paula, o painel traz nova utilidade ao móvel. Além disso, permite a interação do usuário e contribui para tornar o ambiente mais lúdico e divertido. “Os jovens e as crianças têm uma grande necessidade de experimentação e o BlackDots instiga isso, estimulando a criatividade. Nessa era cada vez mais digital e tecnológica em que vivemos, o painel fortalece a relação com o espaço físico, o que também acaba aproximando a família”, afirma a arquiteta.
BlackDots na Casa Cor PR 2017
Na Casa Cor Paraná 2017 a arquiteta Jaqueline Siebert também fez uso do painel Blackdots na Brinquedoteca e Parquinho Infantil. Além de brinquedos educativos e uma piscina de bolinhas com escorregador, um dos destaques do espaço foi a parede coberta com o painel. “O padrão veio como uma maneira de complementar o espaço. É ideal para momentos de brincadeira e envolver a família, seja para fazer um desenho ou também para os pais ajudarem nas tarefas”, conta a arquiteta.
De acordo com Jaqueline, a aplicação do painel também resolve o problema dos “famosos desenhos” na parede, sem precisar conter o lado criativo das crianças. A facilidade na hora de limpar é outro ponto positivo. A superfície preta – que está em alta na decoração – facilita sua combinação com outros painéis. Na Brinquedoca, por exemplo, foram utilizados outros padrões: Nude, Calcare, Sky e Azul Vel, também da Berneck.
Projetos urbanos e sofisticados
Andrea Colin Corrêa, supervisora de Marketing e Produtos da Berneck, acrescenta que o painel BlackDots se destaca por essa proposta de liberdade e personalização dos interiores. “Por ser um painel de cor preta, ele proporciona um visual sofisticado e urbano a qualquer ambiente”, destaca. E não é só em projetos infantis que ele chama atenção.
O painel pode ser aplicado em qualquer móvel da cozinha despensa ou escritório, funcionando como um porta-recados ou lembrete. Isso permite fazer listas ou anotar receitas, por exemplo. Já nos ambientes corporativos, pode auxiliar durante reuniões e ações de planejamento. Juliana Weiss acrescenta: “O design do produto é perfeito para estimular seu uso em diversos projetos”.