NOVIDADES, TENDÊNCIAS, PESQUISA

Investimos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Estamos sempre conectados com as últimas tendências e acompanhamos todas as novidades. Tudo para que você tenha a melhor experiência com painéis em madeira.

Cinco sentidos em evidência na Mostra Artefacto Curitiba

A Mostra Artefacto 2019 incentiva os arquitetos e profissionais a explorarem os cinco sentidos humanos nos seus ambientes. Em Curitiba (PR), seguindo este mote, as arquitetas Olga Bergamini e Karin Neitzke projetaram o Quarto Campestre. Inspiradas pelo ar bucólico das paisagens da Toscana, na Itália, elas projetaram um espaço de 37 m² com fortes traços naturais, abusando das cores terrosas, elementos naturais e texturas.

“Buscamos trabalhar os sentidos explorando o tato e a visão, com as texturas, cores, padrões, painéis de madeira, tecidos e acabamentos. Nosso ambiente proporciona a integração entre o espaço interno e externo, com a união do verde e a harmonização de elementos do Feng Shui”, explicam.

 

A Mostra Artefacto 2019 incentiva os arquitetos e profissionais a explorarem os cinco sentidos humanos nos seus ambientes

 

Painéis de madeira ampliam conforto

Para incorporar o clima de bem-estar, as paredes foram revestidas com painéis de MDF no padrão Panamá. Seu desenho reproduz o efeito das tramas do tecido e a textura VEL oferece um toque quente e aveludado, que se valoriza com a incidência da luz. A combinação dos painéis de madeira com o chão de pedra e o destaque de tijolos aparentes define a paleta de cores mediterrâneas do espaço.

O ambiente também traz o teto decorado com vigas revestidas com painéis de MDF no padrão Gengibre, reforçando a ideia de naturalidade e conforto. O mobiliário assinado também confere leveza ao projeto, assim como os móveis minimalistas com ângulos retos, projetados pela marcenaria Aplike. De acordo com as profissionais, isso é a prova de que é possível misturar elementos naturais com materiais nobres.

 

Para incorporar o clima de bem-estar, as paredes do Quarto Campestre foram revestidas com painéis de MDF no padrão Panamá

 

O significado por trás do tema Cinco Sentidos

A Mostra Artefacto, que percorre diferentes cidades do País, traz como tema principal “Five Senses”. Em tradução literal, Cinco Sentidos. A proposta é um convite para que arquitetos, decoradores e paisagistas possam expressar, cada qual à sua maneira, projetos que possam inspirar pela visão, olfato, audição, paladar e o tato.

Para Paulo Bacchi, CEO da Artefacto, trabalhar com os cinco sentidos evoca memórias poderosas. “Nesse contexto, os sentidos definem as experiências que temos na vida e as memórias que carregamos. Algumas são lembranças visuais, como recortes de um vídeo; outras podem ser engatilhadas por aromas ou pode ser ainda uma música que te faz sorrir/chorar; talvez uma lembrança inesquecível de uma viagem idem; ou, com sorte, o abraço de quem te ama. As pessoas e suas interações consigo próprias, com os outros e com o planeta assumem o protagonismo nos ambientes inspiradores assinados por grandes profissionais”, explica. Fotografias por Marco Antonio.

 

O ambiente também traz o teto decorado com vigas revestidas com painéis de MDF no padrão Gengibre, reforçando a ideia de naturalidade e conforto

Deixe uma resposta