NOVIDADES, TENDÊNCIAS, PESQUISA

Investimos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Estamos sempre conectados com as últimas tendências e acompanhamos todas as novidades. Tudo para que você tenha a melhor experiência com painéis em madeira.

Como limpar e conservar painéis de madeira. Dicas práticas!

A limpeza dos painéis de madeira – MDF, MDP ou HDF – requer cuidados simples no dia a dia, mesmo em ambientes com crianças ou de muita circulação de pessoas. Na verdade, manter a qualidade e conformidade das superfícies revestidas é muito fácil. Mas, além das recomendações listadas aqui, é muito importante que todas as bordas do painel estejam seladas com fitas de borda. Esse procedimento eleva a durabilidade do móvel e evita a absorção de umidade nos painéis, e torna o processo de limpar muito mais fácil.

Vale lembrar, o cuidado com a limpeza se deve justamente à necessidade de manter as características do revestimento. Ou seja, uma chapa de coloração uniforme e sem manchas. Por isso, na colagem das fitas de borda ou na etapa final de entrega é preciso tomar alguns cuidados básicos.

Na marcenaria, para a limpeza mais pesada, é recomendado não utilizar querosene ou thinner. Esses produtos podem danificar a superfície do MDF, provocando sua descoloração. Para limpezas com resíduos de cola, gordura de máquinas ou manuseio da chapa, pode-se fazer uso de um pano umedecido com acetona, aguarrás ou álcool 90%. Em seguida, um pano seco ajuda a remover qualquer excesso.

 

Para limpar os painéis de MDF, MDP ou HDF é recomendado evitar movimentos circulares ou esfregar repetidas vezes o mesmo local

 

Cuidados básicos ao limpar

Já a manutenção dos móveis, em geral, exige apenas a retirada do pó com um pano seco. Mas a limpeza também pode ser feita utilizando um pano levemente umedecido com água e um pouco de detergente neutro. Em seguida, a superfície deve ser seca com a ajuda de um pano limpo e macio. Esse processo dá conta da maior parte das sujeiras, incluindo manchas causadas por gordura, alimentos, café e maquiagens.

Para limpar os painéis também é recomendado evitar movimentos circulares ou esfregar repetidas vezes o mesmo local. Essa regra vale para padrões madeirados, fantasia ou unicolores. É uma precaução simples, mas que evita manchas provenientes da própria higienização dos painéis.

Importante! Compartilhe essas informações com seus clientes após a instalação do mobiliário. Esse simples procedimento valoriza o trabalho da marcenaria e pode eliminar problemas com assistência técnica.

 

A limpeza dos painéis de madeira – MDF, MDP ou HDF – requer cuidados simples no dia a dia, mesmo em ambientes com crianças ou de muita circulação de pessoas

 

Cuidado ao limpar! Itens que devem ser evitados 

– Não aplique produtos como silicones, ceras e lustra-móveis. Específicos para móveis de madeira maciça, eles podem deixar as superfícies do MDF com aspecto “engordurado” ou ocasionar brilho. Os painéis de MDF, MDP e HDF com melamina BP não absorvem esse tipo de produto por apresentar superfície impermeável e completamente revestida.

– Não utilize desengordurantes e produtos multiusos. Eles podem ocasionar manchas amareladas na superfície dos painéis e das fitas de borda.

– Evite esponjas e buchas que possam riscar o revestimento ou danificar as bordas dos painéis.

 

Dica da Berneck

Ao instalar móveis e utilizar painéis como revestimento de ambientes, verifique se a pintura das paredes não apresenta mofo e mantenha um afastamento mínimo de 3 cm entre a parede e o móvel, permitindo a ventilação do mesmo. Aproveite e consulte nosso Guia de Recomendações de Armazenamento e Manuseio dos Painéis em sua fábrica. CLIQUE AQUI para acessar o documento e baixar uma versão gratuita.

Deixe uma resposta