NOVIDADES, TENDÊNCIAS, PESQUISA

Investimos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Estamos sempre conectados com as últimas tendências e acompanhamos todas as novidades. Tudo para que você tenha a melhor experiência com painéis em madeira.

Conforto, forma e função na Semana de Design de Estocolmo

Entre os dias 6 e 10 de fevereiro, a Suécia recebeu, em sua capital, a Stockholm Furniture & Light Fair. O evento é considerado o mais abrangente entre os profissionais de design escandinavo do mundo, e ocorre em paralelo com a Semana de Design de Estocolmo. Estima-se que mais de 100 eventos de design e arquitetura tenham sido realizados pela cidade e uma equipe de consultores da Berneck foi conferir novidades e inspirações desse mercado.

De designers novatos a marcas estabelecidas, o design nórdico é reconhecido por sua excelência na produção de móveis, têxteis, tapeçaria e luminárias. Os pontos de conexão são: conforto, forma e função no limite da perfeição. Claro, o desenho produzido nos países escandinavos sempre teve esses elementos, pois eles favorecem a longevidade em detrimento das tendências de curta duração.

“Há um pensamento muito claro no desenho de produtos e interiores. Tudo é simples e reduzido ao essencial, funcional e estético. Há que se ressaltar que esse pensamento, na verdade, exige ainda mais pesquisa, desenvolvimento e esforço em busca de uma identidade”, explica Cecilia Nyberg, Gerente de Projetos da Stockholm Furniture & Light Fair.

 

O design escandinavo é apreciado em diversos cantos do mundo, e a Berneck foi visitar a Semana de Design de Estocolmo

Os pontos de conexão do design escandinavo são: conforto, forma e função no limite da perfeição

 

Visão do mercado escandinavo

Tanto na feira como nas exposições paralelas, os produtos parecem responder à nova fase de vida e de trabalho que estamos presenciando. Ou seja, menores residências, espaços de trabalho compartilhados e a busca de produtos personalizáveis. A ideia de móveis e ambientes que permitam viver e trabalhar no mesmo lugar também é explorada.

Há um movimento “silencioso” que defende menos peças, mas com qualidade máxima. Em outras palavras, viver com o essencial. “Em um mundo de abundância de informações e produtos, cada vez mais as pessoas desejam uma vida simples e gerenciável. Esse é um comportamento que vemos diariamente, não importa o país, e que exerce influência sobre novos produtos e a decoração”, detalha Andrea Colin Correa, supervisora de Produtos e Marketing da Berneck.

 

Em nossas redes sociais já abordamos outros pontos que marcaram a Semana de Design de Estocolmo

 

Ao percorrer a cidade, conversar com profissionais e analisar os produtos apresentados, existe ainda um movimento consciente em direção a sustentabilidade e design ecológico. Esse tema ganha muita importância na Europa como um todo, e já está no campo prático (não apenas no discurso).

Na composição do design escandinavo se sobressaem os materiais naturais, como madeira, couro e lã. Os móveis têm desenhos mais minimalistas, funcionais e com uma proposta artesanal. Muitos são os fabricantes que adotam desenhos e técnicas de produção concebidos ainda nas décadas de 50 e 60 – os chamados clássicos do design. Aliás, a atemporalidade é outra marca registrada neste mercado.

 

Tanto na feira como nas exposições paralelas, os produtos parecem responder à nova fase de vida e de trabalho que estamos presenciando

De designers novatos a marcas estabelecidas, o design nórdico é reconhecido por sua excelência na produção de móveis, têxteis, tapeçaria e luminárias 

Exemplos do design escandinavo

Em nossas redes sociais já abordamos outros pontos que marcaram a Semana de Design de Estocolmo. Entre eles, estão a simplicidades do desenho, a coleção de cores e o uso da madeira. Confira em nossas páginas no Instagram e no Facebook. O site da CASACOR também elencou alguns produtos como destaque. Veja detalhes nesse link.

Um dos exemplos que chamou nossa atenção, foi a coleção Limbus Barn & Fences. Inspirada na arquitetura das casas nórdicas, o designer Johan Kauppi criou pequenos módulos de trabalho para serem usados em escritórios. As casinhas e cercas são uma forma de segmentar o espaço sem isolar completamente o ocupante. As “casas”, apesar da transparência, contam com isolamento acústico fornecido pelo material. Abaixo, confira mais uma seleção de fotos da Stockholm Furniture & Light Fair.

 

Inspirada na arquitetura das casas nórdicas, o designer Johan Kauppi criou pequenos módulos de trabalho

Entre os dias 6 e 10 de fevereiro, a Suécia recebeu, em sua capital, a Stockholm Furniture & Light Fair

O design dos produtos se molda as menores residências, espaços de trabalho compartilhados e a busca de produtos personalizáveis

Materiais contrastantes, como madeira e pedra, representam o design escandinavo

O design escandinavo é apreciado em diversos cantos do mundo, e a Berneck foi visitar a Semana de Design de Estocolmo para conferir o que está por trás desse estilo

Deixe uma resposta