NOVIDADES, TENDÊNCIAS, PESQUISA

Investimos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Estamos sempre conectados com as últimas tendências e acompanhamos todas as novidades. Tudo para que você tenha a melhor experiência com painéis em madeira.

Fitas de borda podem diferenciar seus móveis

Quando se fala em um móvel atrativo, a associação que mais se destaca atualmente é o design. É claro que o desenho de um mobiliário é um dos principais atributos analisados pelos clientes, assim como matéria-prima, cores, acabamentos e ergonomia. Mas há um elemento que pode representar um grande diferencial quando explorado para diferenciar o móvel sob medida: as fitas de borda.

Em geral, sempre associamos esse componente do móvel a função de proteger os painéis de MDF e MDP, tantos de impactos como da umidade. Mas, as fitas de borda também podem ser um componente essencial para valorizar a estética e acabamento do móvel sob medida. E por que não trabalhar com bordas que diferentes na composição do seu projeto?

É isso mesmo! As fitas de borda podem agregar sofisticação ao seu móvel, que pode ganhar um design mais interessante ao trazer combinações personalizadas. Em geral, para valorizar ainda mais essa prática de destacar as bordas, é indicado que as aplicações sejam feitas em painéis de maior espessura e largura. Desta forma, valoriza-se o visual da peça e o projeto como um todo. Para isso, aposte em painéis de 18mm ou 25 mm, ou até medidas superiores.

“Quando falamos em tendência de móveis, o mercado de forma geral sempre associa a novas cores e acabamentos, mas é possível agregar valor de outras maneiras, incluindo bordos personalizados. Além disso, nessa modalidade acaba-se valorizando também o trabalho final do marceneiro”, comenta Andrea Colin Correa, Supervisora de Produtos da BERNECK®.

É importante destacar que as bordas que diferenciem o móvel não precisam estar aplicadas em todo o projeto, mas apenas onde seja possível contrastar e evidenciar o acabamento especial.

 

Um elemento pode representar um grande diferencial quando explorado para diferenciar o móvel sob medida: as fitas de borda

Além da função estética, as fitas de borda podem ajudar a criar composições harmoniosas para diferenciar o móvel sob medida

 

Sugestões de aplicações diferenciadas

O objetivo deste post é propor novas aplicações e formas de diferenciar seu móvel, mas é importante que essas sugestões sejam sempre aprovadas com os arquitetos, designers, projetistas ou clientes, conforme cada projeto. E que opções podemos criar?

“A gama de aplicações é imensa e, sem dúvida, é possível criar detalhes interessantes e com combinações muitos harmoniosas”, acrescenta Andrea Colin. “No caso do padrão Compensato, que traz a proposta da lâmina natural de madeira para os móveis, você pode utilizar uma fita de borda que imita o compensado multilaminado, por exemplo”.

Outra opção indicada é combinar fitas de bordas metálicas e painéis de madeira. Assim, os profissionais podem valorizar móveis com temática industrial, onde há uso intenso de tonalidades cinzas, do concreto e do metal. No portfólio Berneck, você pode criar combinações interessantes de bordas com o Metallic Suede, Chumbo e Ruggine.

 

Com as fitas de borda RAUKANTEX magic II com design sobreposto é possível obter uma harmoniosa combinação entre o metal e um padrão decorado

 

No caso de closets, quase sempre em plano aberto, é possível apostar em padrões madeirados como Castaine, Louro Preto e Cacau, e revestir os topos e bordos das prateleiras na tonalidade preta, por exemplo. Já para o tampo de uma bancada de escritório, é possível combinar o Denim com o Preto.

Pensando em quartos lúdicos e áreas de briquedoteca, camas, prateleiras e nichos brancos podem ganhar bordas com diferentes tonalidades, como Azul Vel, Cinza Cobalto, Ceramik, Millennail ou Verti.

 

É importante destacar que as bordas que diferenciem o móvel não precisam estar aplicadas em todo o projeto, mas apenas onde seja possível contrastar e evidenciar o acabamento especial

 

Diferença nas fitas de borda

É prática comum em muitas empresas e projetos, que as caixarias, internos e portas dos móveis utilizem a fita de borda de espessura 0,45 mm. Mais fina, ele atende os projetos e garante o acabamento nos módulos. Contudo, para as frentes, tampos e painéis é possível utilizar fitas de bordas com 1 mm ou até 2 mm de espessura. Elas oferecem um acabamento superior ao visual e ao toque. Mas, por ser mais espessa, é preciso ter equipamentos e técnicas que permitam essa colagem com um acabamento perfeito.

Atenção!

A BERNECK® é fabricante de painéis de madeira, como MDP, MDF e HDF, e não produz as fitas de bordas. Esses componentes são fabricados por fornecedores exclusivos, que atuam em todo o Brasil e são capazes de fornecer todos os padrões em linha e outras soluções de bordas. Além disso, é sempre importante consultar sua revenda local sobre a disponibilidade do padrão na loja.

Aproveite para seguir nossas redes sociais e interagir conosco: Instagram, Pinterest, Facebook, LinkedIn e YouTube.

Deixe uma resposta