Focada em todas as novidades que envolvem as cozinhas, a exposição bienal da EuroCucina é uma das mais disputadas da Semana de Design de Milão. A Berneck, a exemplo de outras edições, esteve presente no evento e traz em primeira mão as principais novidades e tendências para o segmento de cozinhas.
Para se manter como destaque do lar, elas aliam funcionalidade, novos revestimentos e cores, além de valorizar linhas mais leves e transparência. Os desenhos são limpos e os puxadores dão lugar a portas com chanfros, usinagens especiais ou abertura por toque. A tendência de tudo camuflado e escondido (já presente em 2016) permanece em muitos projetos. O uso dos nichos para deixar o espaço bem decorado e trazer elementos decorativos segue em alta também.
“A EuroCucina traz inúmeros projetos luxuosos e acabamentos personalizados, mas o grau de informações e composições que os expositores revelam abre um grande leque de atuação. Principalmente, nos projetos customizados de arquitetos, designers e marceneiros”, explica Graça Berneck Gnoatto, gerente comercial e de marketing da Berneck.
Confira as principais tendências observadas nos stands da mostra EuroCucina 2018. A análise conta ainda com a participação de Andrea Colin Corrêa, supervisora de Produtos da Berneck. Vale lembrar, todo esse trabalho de análise das tendências está sendo “traduzido” para o novo portfólio de melaminas BP da Berneck. A novidade será apresentada durante a Feira ForMóbile, entre os dias 10 e 13 de julho, em São Paulo (SP). Entre as novidades estarão a inclusão de uma nova paleta de cores, padrões fantasia e madeirados.
1) Madeira e pedra em harmonia na EuroCucina
As pedras surgiram em diferentes interpretações – do natural a produtos reproduzindo seus desenhos. Mas o que chama atenção é a composição com a madeira. “A necessidade de ter a madeira junto com a pedra parece ser fundamental, pelo calor que ela propicia e harmonia que confere ao projeto”, explica Andrea Colin.
As madeiras linheiras e naturais, com aspecto fosco, se destacaram nessa edição. A exemplo das melaminas BP da Berneck: Castaine, Barrique, Gengibre, Amantea e Baumkuchen. Esses desenhos se alinham perfeitamente ao design contemporâneo presente nas cozinhas dessa edição da EuroCucina.
2) Vidros (de todas as formas!)
Muitas cozinhas apresentaram ao menos um elemento em vidro e isso ficou ainda mais evidente nas cristaleiras e módulo bar. Seja com texturas, ranhuras, com efeito bico de jaca (bem anos 60 e 70), serigrafado, de telinha ou efeito martelado. Cada projeto trazia uma interpretação e uso – mas todos valorizando a ideia de transparência. Aliás, a Berneck já tinha antecipado a presença das cristaleiras na decoração e como proposta de diferenciação aos marceneiros. Relembre ao ler a Revista Inspirare BNK 03.
Dica! Experimente produzir a caixaria com painéis nos padrões Frassino Almendra ou Louro Preto, e combinar a aplicação de vidro e iluminação interna.
3) Iluminação LED
A Iluminação LED vem ainda mais forte para diferenciar projetos de mobiliário. Ela está presente nos fundos dos móveis ou em pontos de luz com diferentes aplicações em nichos e prateleiras inteiras. Algumas empresas também apostaram em pequenos “rasgos” ou cortes laterais para inserir fitas de iluminação. Essa proposta também colabora para valorizar os revestimentos e desenhos das lâminas BP, além de permitir uma decoração mais intimista.
4) Ilhas com pés e bancadas
A proposta de leveza e nova composição da cozinha, ainda mais convidativa, também explora as ilhas. Mas, elas parecem flutuar na composição dos projetos e exploraram pés em diferentes materiais, como metal e madeira. Houve ainda quem apresentasse mesas acessórias às bancadas – em formato quadrado, oval ou circular.
5) Metal ganha destaque
A valorização de finos acabamentos também chegou aos frames (perfis) envolvendo os móveis. Com diferentes cores, espessuras e desenhos, percebe-se todo um trabalho de engenharia e design na serralheria dessas peças. Na EuroCucina e também no salão principal de Milão, inúmeras empresas apostaram em estantes, nichos e portas com frames.
6) Funcionalidade e ergonomia na EuroCucina
O design encantador das cozinhas também é reforçado pelo cuidado ergonômico dos projetos. Gavetões ajudam na organização e diferentes dobradiças e ferragens abrem possibilidades de abrir (e esconder) portas e superfícies. Ou mesmo a geladeira e outros eletrodomésticos. Há também espaços organizadores para temperos, taças/copos e repouso de utensílios e panelas próximos às cubas e cooktops. “Os módulos de estufa para hortas e vegetação também surgiram com força”, lembra Graça.
7) Aposte em diferentes materiais
A mistura de matérias-primas, cores neutras e diferentes texturas também foi grande na EuroCucina. “Combinar materiais nos ambientes não é novidade, mas a mistura deles no mesmo projeto do mobiliário, valorizando texturas e cores, ganhou força”, explica Andrea Colin. Na linha de Melaminas BP Berneck os profissionais podem explorar os padrões Frassino Stone, Linen Grigio, Metallic Suede, Calcare, Nude e Argento para obter diferentes composições.
8) Para ficar de olho!
Outro destaque da feira foram as cozinhas em versões compactas. Mas isso não representa um mobiliário sem design. Ao contrário! A maioria dos desenhos era minimalista, apostava em cores e nos módulos multifunção.