NOVIDADES, TENDÊNCIAS, PESQUISA

Investimos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Estamos sempre conectados com as últimas tendências e acompanhamos todas as novidades. Tudo para que você tenha a melhor experiência com painéis em madeira.

EuroCucina aponta oito tendências para projetos de cozinha

Focada em todas as novidades que envolvem as cozinhas, a exposição bienal da EuroCucina é uma das mais disputadas da Semana de Design de Milão. A Berneck, a exemplo de outras edições, esteve presente no evento e traz em primeira mão as principais novidades e tendências para o segmento de cozinhas.

Para se manter como destaque do lar, elas aliam funcionalidade, novos revestimentos e cores, além de valorizar linhas mais leves e transparência. Os desenhos são limpos e os puxadores dão lugar a portas com chanfros, usinagens especiais ou abertura por toque. A tendência de tudo camuflado e escondido (já presente em 2016) permanece em muitos projetos. O uso dos nichos para deixar o espaço bem decorado e trazer elementos decorativos segue em alta também.

“A EuroCucina traz inúmeros projetos luxuosos e acabamentos personalizados, mas o grau de informações e composições que os expositores revelam abre um grande leque de atuação. Principalmente, nos projetos customizados de arquitetos, designers e marceneiros”, explica Graça Berneck Gnoatto, gerente comercial e de marketing da Berneck.

Confira as principais tendências observadas nos stands da mostra EuroCucina 2018. A análise conta ainda com a participação de Andrea Colin Corrêa, supervisora de Produtos da Berneck. Vale lembrar, todo esse trabalho de análise das tendências está sendo “traduzido” para o novo portfólio de melaminas BP da Berneck. A novidade será apresentada durante a Feira ForMóbile, entre os dias 10 e 13 de julho, em São Paulo (SP). Entre as novidades estarão a inclusão de uma nova paleta de cores, padrões fantasia e madeirados.

 

A EuroCucina traz inúmeros projetos luxuosos e acabamentos personalizados, mas o grau de informações e composições que os expositores revelam abre um grande leque de atuação

 

1) Madeira e pedra em harmonia na EuroCucina

As pedras surgiram em diferentes interpretações – do natural a produtos reproduzindo seus desenhos. Mas o que chama atenção é a composição com a madeira. “A necessidade de ter a madeira junto com a pedra parece ser fundamental, pelo calor que ela propicia e harmonia que confere ao projeto”, explica Andrea Colin.

As madeiras linheiras e naturais, com aspecto fosco, se destacaram nessa edição. A exemplo das melaminas BP da Berneck: Castaine, Barrique, Gengibre, Amantea e Baumkuchen. Esses desenhos se alinham perfeitamente ao design contemporâneo presente nas cozinhas dessa edição da EuroCucina.

 

Gavetões ajudam na organização e diferentes dobradiças e ferragens abrem possibilidades de abrir (e esconder) portas e superfícies

 

2) Vidros (de todas as formas!)

Muitas cozinhas apresentaram ao menos um elemento em vidro e isso ficou ainda mais evidente nas cristaleiras e módulo bar. Seja com texturas, ranhuras, com efeito bico de jaca (bem anos 60 e 70), serigrafado, de telinha ou efeito martelado. Cada projeto trazia uma interpretação e uso – mas todos valorizando a ideia de transparência. Aliás, a Berneck já tinha antecipado a presença das cristaleiras na decoração e como proposta de diferenciação aos marceneiros. Relembre ao ler a Revista Inspirare BNK 03.

Dica! Experimente produzir a caixaria com painéis nos padrões Frassino Almendra ou Louro Preto, e combinar a aplicação de vidro e iluminação interna.

 

Muitas cozinhas apresentaram ao menos um elemento em vidro e isso ficou ainda mais evidente nas cristaleiras e módulo bar

Os desenhos das cozinhas são limpos e os puxadores dão lugar a portas com chanfros, usinagens especiais ou abertura por toque

 

3) Iluminação LED

A Iluminação LED vem ainda mais forte para diferenciar projetos de mobiliário. Ela está presente nos fundos dos móveis ou em pontos de luz com diferentes aplicações em nichos e prateleiras inteiras. Algumas empresas também apostaram em pequenos “rasgos” ou cortes laterais para inserir fitas de iluminação. Essa proposta também colabora para valorizar os revestimentos e desenhos das lâminas BP, além de permitir uma decoração mais intimista.

 

Focada em todas as novidades que envolvem as cozinhas, a exposição bienal da Eurocucina é uma das mais disputadas da Semana de Design de Milão

A Iluminação LED vem ainda mais forte para diferenciar projetos de mobiliário. Ela está presente nos fundos dos móveis ou em pontos de luz com diferentes aplicações em nichos e prateleiras

 

4) Ilhas com pés e bancadas

A proposta de leveza e nova composição da cozinha, ainda mais convidativa, também explora as ilhas. Mas, elas parecem flutuar na composição dos projetos e exploraram pés em diferentes materiais, como metal e madeira. Houve ainda quem apresentasse mesas acessórias às bancadas – em formato quadrado, oval ou circular.

 

A proposta de leveza e nova composição da cozinha, ainda mais convidativa, também explora as ilhas

 

5) Metal ganha destaque

A valorização de finos acabamentos também chegou aos frames (perfis) envolvendo os móveis. Com diferentes cores, espessuras e desenhos, percebe-se todo um trabalho de engenharia e design na serralheria dessas peças. Na EuroCucina e também no salão principal de Milão, inúmeras empresas apostaram em estantes, nichos e portas com frames.

 

Na EuroCucina e também no salão principal de Milão, inúmeras empresas apostaram em estantes, nichos e portas com frames

Confira as principais tendências observadas nos stands da mostra EuroCucina 2018

 

6) Funcionalidade e ergonomia na EuroCucina

O design encantador das cozinhas também é reforçado pelo cuidado ergonômico dos projetos. Gavetões ajudam na organização e diferentes dobradiças e ferragens abrem possibilidades de abrir (e esconder) portas e superfícies. Ou mesmo a geladeira e outros eletrodomésticos. Há também espaços organizadores para temperos, taças/copos e repouso de utensílios e panelas próximos às cubas e cooktops. “Os módulos de estufa para hortas e vegetação também surgiram com força”, lembra Graça.

 

A tendência de tudo camuflado e escondido (já presente em 2016) permanece em muitos projetos na EuroCucina

 

7) Aposte em diferentes materiais

A mistura de matérias-primas, cores neutras e diferentes texturas também foi grande na EuroCucina. “Combinar materiais nos ambientes não é novidade, mas a mistura deles no mesmo projeto do mobiliário, valorizando texturas e cores, ganhou força”, explica Andrea Colin. Na linha de Melaminas BP Berneck os profissionais podem explorar os padrões Frassino Stone, Linen Grigio, Metallic Suede, Calcare, Nude e Argento para obter diferentes composições.

 

A mistura de matérias-primas, cores neutras e diferentes texturas também foi grande na EuroCucina

 

8) Para ficar de olho!

Outro destaque da feira foram as cozinhas em versões compactas. Mas isso não representa um mobiliário sem design. Ao contrário! A maioria dos desenhos era minimalista, apostava em cores e nos módulos multifunção.

 

Outro destaque da feira foram as cozinhas em versões compactas. Mas isso não representa um mobiliário sem design. Ao contrário

Deixe uma resposta