NOVIDADES, TENDÊNCIAS, PESQUISA

Investimos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Estamos sempre conectados com as últimas tendências e acompanhamos todas as novidades. Tudo para que você tenha a melhor experiência com painéis em madeira.

Saia do óbvio! Explore BPs madeirados no interior dos móveis

Pensar em soluções que surpreendam e ao mesmo tempo agreguem valor ao móvel é sempre um desafio. Nesse sentido, chamar a atenção nos detalhes pode ser uma ótima alternativa. Já pensou, por exemplo, em utilizar padrões madeirados ou trend colors nos revestimentos internos dos móveis? Seja em cozinhas, dormitórios ou, em especial, projetos de closets.

Prática comum no mercado europeu, essa tendência vem sendo aplicada por designers, marceneiros e arquitetos em solo nacional. Além de garantir um ar sofisticado ao mobiliário, os padrões madeirados se destacam por suas texturas e desenhos. Além disso, revelam maior beleza quando combinados a projetos de iluminação interna nos móveis – outra tendência que vem sendo incorporada nos móveis.

“Os padrões madeirados são ótimos para serem utilizados no interno dos móveis”, enfatiza a arquiteta Sharise Gulin. “Como resultado, você pode ganhar uma estética ainda mais interessante e contemporânea mesclando os padrões.”

Na CASACOR PR 2017, os arquitetos Chisthian e Richard Schonhofen projetaram uma cozinha com o padrão BP Peroba no interior do mobiliário.

 

Casa Cor PR 2017, Cozinha projetada pelos arquitetos Chisthian e Richard Schonhofen com o padrão BP Peroba, da Berneck

 

COMBINE DIFERENTES PADRÕES MADEIRADOS

Uma pergunta comum é se apenas padrões madeirados mais claros podem ser utilizados no interior dos móveis. Não! A ideia é sair do óbvio e apostar em combinações contemporâneas, que contribuam para o visual e valorização do trabalho de marcenaria.

Inclusive, na apresentação da linha de Painéis BP da Berneck, para cada padrão da coleção, são sugeridas quatro possibilidades de combinação. “Esse trabalho de composição das cores e texturas é um diferencial a ser explorado por arquitetos e marceneiros. É possível combinar madeiras, com diferentes desenhos e movimentos, até padrões mais foscos e com brilhos”, detalha Graça Berneck Gnoatto, gerente comercial e de marketing. Na foto abaixo, Claudia Novak e Daniela Cerbatto projetaram um loft combinando os padrões Metallic Suede e Frassino Almendra.

 

Claudia Novak e Daniela Cerbatto projetaram um loft combinando os padrões Metallic Suede e Frassino Almendra

 

A arquiteta Sharise Gulin concorda e sugere a combinação de diferentes padrões. “Aconselho utilizar dois padrões bem diferentes, criando destaque entre eles”, enfatiza. “Pode ser um mais claro e outro mais escuro. Ou ainda, um liso e com menos movimento, combinado a outro com texturas bem trabalhadas.”

A profissional não recomenda, porém, a combinação de padrões madeirados de tons e texturas semelhantes. “Isso resulta em um móvel esteticamente confuso”, diz Sharire. As áreas para aplicação de cada um dos padrões também devem ser muito bem definidas. “Antes de começar a produção é importante definir os padrões que serão utilizados no corpo, nas portas e nos nichos dos móveis. Inclusive, definindo o sentido de aplicação dos painéis”, acrescenta a arquiteta.

Na CASACOR PR, Bruno Colle explorou o revestimento Linen Grigio no interior do projeto de marcenaria no Quarto do Rapaz. Revestimento externo traz o Preto Design, da Berneck.

 

Na CASACOR PR, Bruno Colle explorou o revestimento Linen Grigio no interior do projeto de marcenaria no Quarto do Rapaz. Revestimento externo traz o Preto Design.

 

VALORIZE ESTÉTICA E FUNCIONALIDADE

Recentemente, a arquiteta Sharise Gulin conta que projetou uma cozinha utilizando o MDP Berneck Nero Rust nas caixas e portas dos armários e o MDP Plus Berneck Metallic Suede no seu interior. Enquanto o primeiro padrão traz a madeira preta ebanizada, com seus nós característicos, o segundo traz textura e suave efeito metalizado para as peças – concedendo um aspecto mais clean e requintado.

“Além da parte interna ter ficado linda e mais clara, também ficou mais resistente à umidade, por termos utilizado o MDP Plus”, aponta. Isso porque a linha MDP Plus da Berneck possui tratamento adicional de proteção contra umidade. Esses painéis são indicados para cozinhas, banheiros e lavanderias, por exemplo. Conheça mais sobre a Linha Plus clicando aqui.

 

Prática comum no mercado europeu, essa tendência vem sendo aplicada por designers, marceneiros e arquitetos em solo nacional

Os padrões madeirados são ótimos para serem utilizados no interno dos móveis”, enfatiza a arquiteta Sharise Gulin

 

Sharise lembra também que a combinação de padrões madeirados pode ajudar no design funcional do projeto. Ou seja, diferentes tonalidades de acordo com as funções de cada elemento do mobiliário. Você pode, por exemplo, optar por padrões mais escuros, como o Nero Rust, em compartimentos inferiores e apostar em madeirados naturais, como o Compensato Grann, nos nichos e armários superiores. Essa, inclusive, foi a escolha da profissional para um projeto corporativo.

Entre os padrões preferidos da arquiteta, para compor diferentes projetos, estão: Compensato Grann, Frassino Stone, Nero Rust, Ruggine e o inovador Blackdots.

 

As arquitetas Ligia Drula e Graciela Argenta projetaram o Mini loft combinando os padrões Metallic Suede, Linen Grigio e Cinza Cobalto no dormitório

Deixe uma resposta