SALA DE IMPRENSA

A BERNECK® trabalha para oferecer aos seus consumidores os melhores produtos disponíveis no mercado. Além disso, a empresa promove continuamente ações que contribuem para o aprimoramento e para sustentabilidade da indústria madeireira. Conheça os detalhes dessas iniciativas.

MACROTENDÊNCIAS DO SALÃO DO MÓVEL DE MILÃO 2016

No Salone del Mobile e na Eurocucina, a proposta industrial se evidenciou, repaginada, e com funcionalidades surpreendentes

Projetos surpreendentes, em que o balcão livre da cozinha revela gavetas embutidas, armários e até mesmo a pia e o fogão, ao simples acionar de um dispositivo leve e discreto. As cozinhas estão muito modernas, em termos de tecnologia, e ao mesmo tempo belíssimas, em seu estilo minimalista, com despojamento na medida certa.

Essa tendência se evidenciou tanto na Eurocucina, salão bienal de cozinhas que está entre os mais aguardados da exposição anual iSaloni (“os salões”, em português), em Milão, como nos demais salões de Milão, e também nos eventos externos, chamados de Fuorisalone e realizados por toda a cidade no período, formando a Milan Design Week. Este ano, o evento se realizou entre 12 e 17 de abril de 2016.

A Revista Berneck – Inspirare BNK aponta as 3 macrotendências que se destacaram na edição 2016 da Semana do Design de Milão. Confira!

PASSADO CONTEMPORÂNEO

Uma sensação nostálgica, de um futuro que não aconteceu como o previsto, foi percebida nas formas do mobiliário, no uso do dourado nas composições e nos estofados mais baixos, porém modernos e muito confortáveis.

As cores são sóbrias, de um lado, com ênfase no preto e madeirados escuros, em contrapartida às candy colors, também muito presentes. A presença do mármore também é nostálgica, principalmente na opção por pedras e padrões com bastante personalidade. O trabalho artesanal, mesmo em referências produzidas industrialmente, também se destaca aqui.

INDUSTRIAL CHIQUE

Há um refinamento nas formas e o industrial fica chique, sofisticado, repaginado. As prateleiras são utilizadas como divisórias de ambientes integrados e as estruturas metálicas remetem muitas vezes a tubulações de iluminação de lofts e galpões. As estruturas adotadas, no estilo “frame”, bem quadradinhas em pintura fosca, dão um ar minimalista ao décor. Além, é claro, de muita transparência.

O metal está em alta para frentes, tampos e superfícies planas. O vidro aparece em diversas versões. A ideia é expor o interior do móvel. Outra tendência é de valorizar a parte interna do mobiliário com o uso de outros acabamento e cores dentro da peça. O preto é a cor predominante, misturada ao cinza em vários tons e mesclas de verde, com um charme a mais no mármore esverdeado. A textura é fosca, marcada e cheia de personalidade.

BLEND

Esta tendência é uma alusão à mistura do melhor de cada material, como já amplamente utilizado na gastronomia, com o blend no café, vinhos ou cerveja artesanal. A mistura está em alta, tanto de materiais quanto nas texturas, muitas vezes opostos, mas que se complementam. Já estamos vendo este conceito na moda, em materiais diversos ou no uso de unicolores (cores únicas), que trabalham as texturas bem diferenciadas em um único bloco.