NOVIDADES, TENDÊNCIAS, PESQUISA

Investimos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Estamos sempre conectados com as últimas tendências e acompanhamos todas as novidades. Tudo para que você tenha a melhor experiência com painéis em madeira.

Limpeza dos painéis com textura Matt pede atenção

A utilização dos painéis de MDF e MDP revestidos em projetos de arquitetura, interiores e móveis sob medida e planejados é crescente. Principalmente, pelo avanço dos desenhos e texturas reproduzindo madeiras, pedras, tecidos e cores. Mas para explorar todo o potencial dos painéis, a limpeza e a correta aplicação exigem atenção de profissionais e consumidores, principalmente com os padrões de textura Matt.

Esse acabamento é responsável por propiciar o aspecto fosco aos painéis, o que garante um toque moderno e de muita sofisticação aos projetos.

Contudo, por ser um painel de coloração uniforme, com textura lisa e fosca, a absorção de gordura das mãos e de sujeiras pode ficar mais visível – principalmente em tons mais escuros. Por isso, ele requer maior cuidado na hora da limpeza e escolha da aplicação nos móveis e interiores. Afinal, o uso inadequado pode prejudicar o acabamento e a satisfação com o próprio projeto.

“É um belo acabamento, mas sua aplicação próxima a fornos / fogões, em armários com fecho-toque (sem puxador), ou mesmo superfícies horizontais onde haverá muito contato físico, exige melhor avaliação”, indica Graça Berneck Gnoatto, Diretora Comercial e de Marketing da BERNECK®. “Isso não é um impeditivo de uso, mas deve ser levado ao conhecimento do cliente, já que pode exigir uma atenção especial à limpeza”.

No Portfólio da BERNECK®, essa textura está presente em quatro padrões unicolores: Super White, Chumbo, Ceramik e Millennial. Essas tonalidades atendem tendências para a incorporação de cores nos interiores e inúmeras solicitações de arquitetos, designers e marceneiros como alternativa ao uso de laca.

 

Foto Haruo Mikami
Padrões Chumbo Matt e Cinamamo no Espaco São Geraldo na Casa Cor Brasília, por Choque Arquitetura e Design. Foto: Haruo Mikami

 

CUIDADOS BÁSICOS AO LIMPAR OS PAINÉIS

Independente da textura, a limpeza dos painéis de MDF, MDP ou HDF requer cuidados simples no dia a dia. Mas é de suma importância evitar a utilização de produtos como thinner, produtos multiusos, silicones, ceras e lustra-móveis.

Aproveite para compartilhar essas informações com seus clientes após a instalação do mobiliário. Esse simples procedimento valoriza o trabalho da marcenaria e pode eliminar problemas com assistência técnica.

 

Foto: Marcelo Stammer
Sala de Estar com o padrão Ceramik na Mostra Casa de Ideias, por Yvone Yamura. Foto: Marcelo Stammer

  

TEXTURA MATT – DICAS DE LIMPEZA NA MARCENARIA

A película de proteção do painel, principalmente nos painéis de textura Matt, deve ser mantida até a montagem final do móvel. Isso deve ocorrer mesmo durante os processos de usinagem, furação ou aplicação de fita de borda. Lembre-se, a película deve ser mantida para assegurar a qualidade e preservar o acabamento, evitando riscos na superfície dos produtos.

Na marcenaria, para a limpeza mais pesada, não utilize thinner e evite solventes orgânicos, como a querosene, aguarrás e até mesmo acetona. Embora apresentem boa eficácia na limpeza, eles podem amarelar a superfície revestida dos painéis e a fita de borda. O mau uso dos solventes orgânicos pode ainda causar a remoção da cola da fita de borda, fazendo com que ela se solte com o tempo.

Para limpezas com resíduos de cola na aplicação da fita de borda, gordura de máquinas ou manuseio da chapa, é recomendável o uso de água e álcool, em concentração aproximada de 50% (ou até mesmo maior concentração). Também pode ser usado um pano úmido com água e detergente ou sabão. Lembre-se de utilizar equipamentos de EPI, como luvas e máscara.

 

Foto: Eduardo Macarios
Livraria com aplicação do padrão Branco Super White na Casacor PR. Projeto de Fábio Marx, Nicholas Oher e Paloma Bresolin. Foto: Eduardo Macarios

 

DICAS DE LIMPEZA APÓS A INSTALAÇÃO DO MÓVEL

A manutenção dos móveis, em geral, exige apenas a retirada do pó com um pano seco. Mas a limpeza também pode ser feita utilizando um pano levemente umedecido com água e detergente neutro, ou ainda uma solução de água e álcool. Em seguida, a superfície deve ser seca com a ajuda de um pano limpo e macio. Esse processo dá conta da maior parte das sujeiras, incluindo manchas causadas por gordura, alimentos, café e maquiagens.

Evite movimentos circulares ou esfregar repetidas vezes o mesmo local. Essa regra evita o aparecimento de manchas provenientes da própria higienização e limpeza dos painéis. Os movimentos de limpeza devem seguir na horizontal ou vertical, nunca em movimentos circulares.

Nunca utilize esponjas e buchas que possam riscar o revestimento ou danificar as bordas dos painéis.

 

Louçaria com o padrão Millennial, por Milene Stefânia na Mostra Elite Design. Foto: Iso Fotoarq

Deixe uma resposta