NOVIDADES, TENDÊNCIAS, PESQUISA

Investimos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Estamos sempre conectados com as últimas tendências e acompanhamos todas as novidades. Tudo para que você tenha a melhor experiência com painéis em madeira.

Marcenaria no quarto montessoriano. Veja como aplicar

Montar o quarto de bebês e de crianças é uma tarefa que tem chamado a atenção dos pais para propostas que valorizam o ambiente, o conforto e a autonomia dos pequenos. O conceito montessoriano, criado pela pedagoga italiana Maria Montessori, ganha o mercado justamente por valorizar a autonomia da criança e estimular seu desenvolvimento natural.

O principal objetivo é que as crianças possam explorar tudo sem limites, sozinhas e com muita segurança – em suas diferentes fases. Ou seja, o quarto deve oferecer móveis e elementos posicionados na altura delas, estimulando seu aprendizado e sua psicomotricidade.

Por isso, em vez de camas altas, colchões no chão oferecem mais liberdade para elas deitarem e levantarem quando quiserem. Da mesma forma, os pequenos devem conseguir ver e pegar todos os brinquedos, livros e objetos no quarto. A vantagem é que os profissionais de interiores e marcenaria podem atender a esse nicho com muita criatividade. Confira algumas dicas!

 

Utilizando o padrão Carvalho Treviso, a Kids Arquitetura inverteu o sentido das chapas, fazendo com que os veios da madeira criem essa sensação de chevron

 

Crie cenários

Diferentes painéis podem ser combinados para criar paredes divertidas, bicolores ou com paisagens. Para reproduzir o estilo escandinavo, onde se destaca a proposta de leveza, tranquilidade e organização com um estilo minimalista, painéis reproduzindo montanhas caem muito bem! Na foto acima, os painéis de MDF simulando montanhas roubam a cena. Utilizando o padrão Carvalho Treviso, a Kids Arquitetura inverteu o sentido das chapas, fazendo com que os veios da madeira criem essa sensação de chevron.

O mix de texturas, conforto e calor que os painéis propiciam são ótimos aliados nos projetos de dormitórios e espaços kids.

Painéis com o padrão BlackDots também podem ser um diferencial nos projetos de quarto montessoriano. Com acabamento texturizado (TX), o painel tem função semelhante à de um quadro negro, sendo possível escrever e desenhar com giz quantas vezes quiser. Tudo sem danificar ou manchar o produto.

 

A proposta do quarto montessoriano exige uma composição lúdica, atrativa e que estimule o desenvolvimento das crianças.

A marcenaria com painéis de MDF no padrão Galiano foi um dos atrativos no projeto da arquiteta Alessandra Duque nesse quarto montessoriano. Já a bancada de estudo e brincadeira, traz os padrões Galiano, Blackdots e Provence. A execução do mobiliário ficou a cargo da ArtDaka Marcenaria.

 

A marcenaria com painéis de MDF no padrão Galiano foi um dos atrativos no projeto da arquiteta Alessandra Duque nesse quarto montessoriano

 

Cores e padrões de melaminas BP 

Confira dicas de melaminas BP da BERNECK® para explorar nos móveis e espaços dos pequenos. Vale lembrar, as cores podem ser protagonistas de um quarto lúdico e como elementos visuais são percebidos de forma instantânea, elas são ótimas para auxiliar na organização. A coleção completa de Padrões BP está disponível neste link.

Azul Sky: Um azul sereno com leve efeito metalizado.

Azul VEL: Azul profundo com toque e textura aveludada.

Carvalho Treviso: De tonalidade neutra, seu desenho é expressivo e moderno.

Ceramik: Expressa o aconchego e a naturalidade dos tons terrosos.

Chumbo: Padrão moderno, que oferece tons de cinza-fosco na decoração.

Faia: Madeira natural que remete ao design escandinavo, aconchego e design minimalista.

Louro Freijó: Sofisticado e atemporal, esse padrão destaca a madeira brasileira.

Linen Grigio e Panamá: Estes padrões reproduzem tramas especiais de tecidos.

Millennial: Rosa neutro, perfeito por não ter gênero e atender a diferentes estilos.

 

A marcenaria, reproduzindo uma cabine de trem, oferece beliche, camas embutidas e espaço para brincadeiras. Na composição das cores, estão painéis de madeira com os padrões Cinamomo e Panamá

Projeto dos arquitetos Débora Pootz e Rafael Wagner, em parceria com a Móveis in Casa e TreUno Marcenaria. Reproduzindo uma cabine de trem, quarto oferece beliche, camas embutidas e espaço para brincadeiras. Na composição dos padrões de MDF, estão os padrões Cinamomo, Panamá e AZUL VEL.

 

Quarto montessoriano: diversifique o mobiliário

Invista em armários com nichos para guardar objetos, caixas organizadoras, gaveteiros simples e pequenas prateleiras. A cama-casinha, embora não seja uma sugestão Montessori, ganhou apelo popular e diferentes modelos em marcenaria podem contribuir para colocá-la no chão com segurança e ainda garantir um quarto lúdico.

Ambientes

É importante dividir bem o ambiente, com área de descanso, de estudo e para brincadeiras. Mas evite sobrecarregar o quarto com muitas “informações”.

Cores, sempre!

Procure criar combinações agradáveis nos quartos e não se esqueça de incluir toques de cor para equilibrar e estimular a criatividade.

Beliche pode?

Pode! Desde que a criança já esteja com idade suficiente para subir e descer escadas sem se machucar. Essa solução é uma boa saída para quartos com pouco espaço.

Ao alcance das mãos

Um pequeno varal para pendurar fotos e desenhos ou nichos suspensos com livros e brinquedos preferidos ajudam a dar um toque especial ao quarto.

Aproveite sobras de MDF e MDP

Que tal aproveitar a sobra de chapas e criar pequenas réguas de altura? Ou, ainda, cabideiros e uma arara baixa para deixar peças de roupas acessíveis.

 

Baseado no espetáculo O Quebra-Nozes, o projeto de Talita D'Agostin e Quilze Travagin recria um quarto de bailarina com proposta provençal

Baseado no espetáculo O Quebra-Nozes, o projeto de Talita D’Agostin e Quilze Travagin recria um quarto de bailarina com proposta provençal. Painéis de MDF Millennial revestem as paredes do quarto.

 

Elementos importantes no quarto montessoriano

O espelho ajuda as crianças a se reconhecerem e a interagirem consigo mesmas. Já a barra fixa na parede (em geral, na frente do espelho) facilita que a criança fique em pé e comece a andar. Tapetes proporcionam experiências sensoriais para os bebês, ajudam a delimitar o espaço e oferecem conforto térmico.

Cuidado com a segurança

  • Evite móveis ou outros elementos com quinas. Use um protetor de quina, se necessário.
  • Tome cuidado com móveis instáveis, que possam tombar.
  • Não use quadros com vidros. Prefira acrílico.
  • Evite pregos na fixação de objetos na parede.
  • Esconda e proteja as tomadas.

Confira outros projetos inspiradores na Galeria de Ambientes no site da BERNECK® e também no Instagram. Bem-estar, conforto, praticidade e criatividade no uso dos painéis de madeira estão em diversos espaços projetados por clientes e parceiros.

Deixe uma resposta