Montar o quarto de bebês e de crianças é uma tarefa que tem chamado a atenção dos pais para propostas que valorizam o ambiente, o conforto e a autonomia dos pequenos. O conceito montessoriano, criado pela pedagoga italiana Maria Montessori, ganha o mercado justamente por valorizar a autonomia da criança e estimular seu desenvolvimento natural.
O principal objetivo é que as crianças possam explorar tudo sem limites, sozinhas e com muita segurança – em suas diferentes fases. Ou seja, o quarto deve oferecer móveis e elementos posicionados na altura delas, estimulando seu aprendizado e sua psicomotricidade.
Por isso, em vez de camas altas, colchões no chão oferecem mais liberdade para elas deitarem e levantarem quando quiserem. Da mesma forma, os pequenos devem conseguir ver e pegar todos os brinquedos, livros e objetos no quarto. A vantagem é que os profissionais de interiores e marcenaria podem atender a esse nicho com muita criatividade. Confira algumas dicas!
Crie cenários
Diferentes painéis podem ser combinados para criar paredes divertidas, bicolores ou com paisagens. Para reproduzir o estilo escandinavo, onde se destaca a proposta de leveza, tranquilidade e organização com um estilo minimalista, painéis reproduzindo montanhas caem muito bem! Na foto acima, os painéis de MDF simulando montanhas roubam a cena. Utilizando o padrão Carvalho Treviso, a Kids Arquitetura inverteu o sentido das chapas, fazendo com que os veios da madeira criem essa sensação de chevron.
O mix de texturas, conforto e calor que os painéis propiciam são ótimos aliados nos projetos de dormitórios e espaços kids.
Painéis com o padrão BlackDots também podem ser um diferencial nos projetos de quarto montessoriano. Com acabamento texturizado (TX), o painel tem função semelhante à de um quadro negro, sendo possível escrever e desenhar com giz quantas vezes quiser. Tudo sem danificar ou manchar o produto.
A marcenaria com painéis de MDF no padrão Galiano foi um dos atrativos no projeto da arquiteta Alessandra Duque nesse quarto montessoriano. Já a bancada de estudo e brincadeira, traz os padrões Galiano, Blackdots e Provence. A execução do mobiliário ficou a cargo da ArtDaka Marcenaria.
Cores e padrões de melaminas BP
Confira dicas de melaminas BP da BERNECK® para explorar nos móveis e espaços dos pequenos. Vale lembrar, as cores podem ser protagonistas de um quarto lúdico e como elementos visuais são percebidos de forma instantânea, elas são ótimas para auxiliar na organização. A coleção completa de Padrões BP está disponível neste link.
Azul Sky: Um azul sereno com leve efeito metalizado.
Azul VEL: Azul profundo com toque e textura aveludada.
Carvalho Treviso: De tonalidade neutra, seu desenho é expressivo e moderno.
Ceramik: Expressa o aconchego e a naturalidade dos tons terrosos.
Chumbo: Padrão moderno, que oferece tons de cinza-fosco na decoração.
Faia: Madeira natural que remete ao design escandinavo, aconchego e design minimalista.
Louro Freijó: Sofisticado e atemporal, esse padrão destaca a madeira brasileira.
Linen Grigio e Panamá: Estes padrões reproduzem tramas especiais de tecidos.
Millennial: Rosa neutro, perfeito por não ter gênero e atender a diferentes estilos.
Projeto dos arquitetos Débora Pootz e Rafael Wagner, em parceria com a Móveis in Casa e TreUno Marcenaria. Reproduzindo uma cabine de trem, quarto oferece beliche, camas embutidas e espaço para brincadeiras. Na composição dos padrões de MDF, estão os padrões Cinamomo, Panamá e AZUL VEL.
Quarto montessoriano: diversifique o mobiliário
Invista em armários com nichos para guardar objetos, caixas organizadoras, gaveteiros simples e pequenas prateleiras. A cama-casinha, embora não seja uma sugestão Montessori, ganhou apelo popular e diferentes modelos em marcenaria podem contribuir para colocá-la no chão com segurança e ainda garantir um quarto lúdico.
Ambientes
É importante dividir bem o ambiente, com área de descanso, de estudo e para brincadeiras. Mas evite sobrecarregar o quarto com muitas “informações”.
Cores, sempre!
Procure criar combinações agradáveis nos quartos e não se esqueça de incluir toques de cor para equilibrar e estimular a criatividade.
Beliche pode?
Pode! Desde que a criança já esteja com idade suficiente para subir e descer escadas sem se machucar. Essa solução é uma boa saída para quartos com pouco espaço.
Ao alcance das mãos
Um pequeno varal para pendurar fotos e desenhos ou nichos suspensos com livros e brinquedos preferidos ajudam a dar um toque especial ao quarto.
Aproveite sobras de MDF e MDP
Que tal aproveitar a sobra de chapas e criar pequenas réguas de altura? Ou, ainda, cabideiros e uma arara baixa para deixar peças de roupas acessíveis.
Baseado no espetáculo O Quebra-Nozes, o projeto de Talita D’Agostin e Quilze Travagin recria um quarto de bailarina com proposta provençal. Painéis de MDF Millennial revestem as paredes do quarto.
Elementos importantes no quarto montessoriano
O espelho ajuda as crianças a se reconhecerem e a interagirem consigo mesmas. Já a barra fixa na parede (em geral, na frente do espelho) facilita que a criança fique em pé e comece a andar. Tapetes proporcionam experiências sensoriais para os bebês, ajudam a delimitar o espaço e oferecem conforto térmico.
Cuidado com a segurança
- Evite móveis ou outros elementos com quinas. Use um protetor de quina, se necessário.
- Tome cuidado com móveis instáveis, que possam tombar.
- Não use quadros com vidros. Prefira acrílico.
- Evite pregos na fixação de objetos na parede.
- Esconda e proteja as tomadas.
Confira outros projetos inspiradores na Galeria de Ambientes no site da BERNECK® e também no Instagram. Bem-estar, conforto, praticidade e criatividade no uso dos painéis de madeira estão em diversos espaços projetados por clientes e parceiros.