A Berneck, uma das três maiores produtoras de painéis de madeira do País, apresenta alguns dos padrões de seu portfólio em 12 ambientes da Mostra Morar Mais por Menos. O evento, que tem como slogan “O chique que cabe no bolso”, reforça a possibilidade de todos terem um lar aconchegante, sofisticado e atraente, e sem gastar muito. O evento mineiro teve sua estreia em 22 de agosto e termina no dia 23 de setembro, na rua Conde de Linhares, 492 – Cidade Jardim, em Belo Horizonte (MG).
“A grande presença dos painéis Berneck nos ambientes se deve ao trabalho de aproximação com arquitetos, estúdios e profissionais de marcenaria. O amplo portfólio de padrões, dos madeirados aos trend colors, permite criar projetos democráticos, atuais e altamente customizáveis para qualquer estilo ou poder aquisitivo”, defende Andrea Colin Corrêa, Supervisora de Produtos e Marketing da companhia.
Vale lembrar, o evento mineiro tem como premissa o custo acessível e a criatividade, além da mistura de peças de design a itens customizados, que podem ser feitos pelo próprio morador. Todos os espaços da Morar Mais por Menos disponibilizam fichas detalhadas sobre o projeto desenvolvido, incluindo os preços de cada item e o custo global. Veja mais detalhes no site oficial.
“A marcenaria e o DIY [faça você mesmo] são dois pontos importantes na decoração para obter um resultado funcional e agradável”, completa Andrea. Os painéis de MDF, MDP e HDF podem ser aplicados em móveis, acessórios e até no revestimento de parede e teto.
Ambientes da Mostra Morar Mais por Menos BH
Confira detalhes de ambientes presentes no evento mineiro, que chega à sua 12º edição em 2018. Os padrões aplicados da Berneck são: Ceramik, Chumbo, Cinamomo, Panamá, Millennial e Marquina – todos da recém-lançada Coleção Origens. Outras melaminas BP do portfólio, presentes nos ambientes da Morar Mais por Menos, são: Azul Sky, BlackDots, Linen Grigio, Metallic Suede, Cinza Cobalto, Compensato, Faia e Azul Vel. As fotos são de Gustavo Xavier.
Loja Adüla
Inspirado no estilo provençal, Rafael Medeiros projetou a loja pop-up da Adüla Brasil na Morar Mais por Menos BH. A ideia era criar uma sala aconchegante, no estilo de uma casa de campo, e os painéis Cinamomo e Panamá ganharam destaque na área de exposição das joias e acessórios. O primeiro padrão, disposto com ripas, traz a proposta de uma madeira extremamente natural e o segundo, atrás dos ripados, reproduz a trama fechada do tecido, agindo como coringa na decoração.
Quarto dos Sonhos
Projetado para uma pré-adolescente, Lídia Sucasas e Lucilene Bredoff se inspiraram no armário original da casa que abriga a mostra mineira para criar o ambiente. O móvel, de estilo Art Nouveau, inspirou a criação de movimentos orgânicos, referências naturais e artesanatos criativos com cores sóbrias. Compõem o espaço ainda as melaminas BP Azul Sky e BlackDots. A escrivaninha do ambiente traz o padrão Millennial com gavetas em Panamá. O painel atrás da escrivaninha tem o BP Panamá, assim como o móvel da TV, que apresenta nichos com a cor Millennial. A parte azul do teto e o móvel ao lado da banheira trazem o padrão Azul Sky, e o BlackDots está presente na casinha da varanda.
Copa Noturna
O ambiente das arquitetas Raquel Costa e Isabella Machado demonstra como é possível criar uma mini-cozinha, garantindo conforto, beleza e praticidade; seja para uma taça de vinho ou para uma xícara de chá. Tendo uma proposta sustentável, o projeto também mescla soluções de marcenaria com o aproveitamento de materiais reciclados, como a mesinha com matéria-prima de ferro-velho. Os padrões presentes no ambiente são Cinamomo, Nude e Ceramik.
Jardim do Restaurante
Valorizando a essência brasileira, Vanessa Costa projetou um jardim que remete a elementos do Modernismo – um dos mais importantes movimentos artístico e cultural do País. A proposta foi integrar a natureza e a cidade, criando um espaço para repor energias, aliviar a mente e descansar da agitada rotina. No espaço estão presentes os padrões Ceramik, que expressa o aconchego e naturalidade dos tons terrosos, e Chumbo, que faz sucesso no estilo industrial e urbano, aliando elegância e bom gosto.
Escritório do Sociólogo
Ana Butti, formada em designer de interiores, criou um ambiente que convida à leitura, estudo e concentração. O escritório oferece aconchego com a mobília e aposta em uma paleta vibrante e sóbria ao mesmo tempo, como o padrão Chumbo no interno de uma grande estante. Chama atenção também a arte criada por Ana Butti e Verônica Nascimento.
Quarto da Blogueira na Morar Mais por Menos
Na era das influenciadoras digitais, Amanda Silveira e Marina de Lara apresentam um quarto inspirado nas necessidades de uma blogueira. Moderno e funcional, o ambiente cumpre a função de dormitório, escritório e espaço para fotos. Além de itens da moda, como cabides revestindo a parede, as profissionais apostaram em uma linda paleta de cores, que combina painéis do portfólio Berneck: Linen Grigio, Metallic Suede, Ceramik e Millennial. Agrupados, os painéis também criam lindos mosaicos na decoração do quarto. O Linen Grigio foi aplicado em uma porta falsa, composição da cabeceira e painel da TV, cama e revestimento do armário. Já o Ceramik e o Millennial fazem composição com o Linen Grigio nos mosaicos, e o Metallic Suede aparece na bancada de presentes, na bancada de trabalho e maquiagem, e na base do espelho.
Saleta de TV
Com equipamentos de última geração e relíquias do passado, a sala de TV da família se harmoniza entre o contemporâneo e o clássico. No projeto assinado pelo trio Ionah Pinho, Silvana Vasconcelos e Vivian de Paula, também se destaca a paleta sóbria e a marcenaria com os padrões Chumbo e Cinza Cobalto. A melamina BP Chumbo está aplicada na parede em L, e o Cinza Cobalto compõe as prateleiras suspensas e aparador.
Estar da Família
Esse ambiente da Morar Mais por Menos BH 2018 foi concebido para explorar o aconchego e exaltar as memórias afetivas da família. Para isso, traz elementos que resgatam suas origens e raízes, além de uma grande estante com memórias. Vale destacar o uso do padrão Azul Vel, da Berneck, para compor a marcenaria desse espaço, que também valoriza a cultura mineira e brasileira. O espaço traz ainda um aparador com aplicação do padrão Marquina – outro lançamento presente na Coleção Origens. O ambiente leva assinatura conjunta de Graça Terra, Daniela Dumont, Simone Caldas Motta e Ana Beatriz Moreno.
Quarto do Casal
A arquiteta Renata Campos assina esse ambiente inspirado na arquitetura clássica do próprio imóvel, mas que traz a modernidade que um jovem casal requer no dia a dia. A profissional priorizou o conforto, iluminação em LED e a união de materiais, como metal, tecidos e painéis de madeira. O padrão Metallic Suede reveste o teto rebaixado e as paredes do quarto, e o lançamento Panamá, que remete ao desenho das tramas de tecido, está presente na penteadeira e closet.
Restaurante Galeria
Valorizando a arte e a culinária mineira, o restaurante assinado por Felipe Barros apresenta obras, esculturas e fotografias de artistas mineiros. No espaço, onde diferentes chefs comandarão a cozinha durante toda a mostra Morar Mais por Menos, estão presentes os padrões Chumbo, Faia e Marquina. Esse último, outro lançamento na Coleção Origens, reproduz a beleza do mármore negro e amplia as possibilidades nos projetos que pedem o protagonismo das pedras. O padrão Chumbo está presente nos nichos, aparadores e armário, enquanto o Marquina foi aplicado nos cubos de exposição e detalhe do aparador. Já o Faia surge nos nichos e prateleiras da estante.
Escritório do Jovem Cosmopolita
O ambiente assinado por Lívia Espíndola foi idealizado para os “Jovens do Mundo”, que viajam, trabalham e passam pouco tempo em casa. Aconchegante e de muita personalidade, traz um ar cosmopolita como o nome do espaço sugere. Além do reuso de materiais descartados, como a grade metálica e jornais, o escritório traz painéis com o padrão Ceramik. Novidade da Berneck para 2018, ele surge aplicado na parte interna dos nichos e prateleiras.
Louceiro do Tempo
Alessandra Fantoni e Juliana Peluso assinam esse ambiente, que faz um paralelo entre o velho e o novo. Combinando diferentes painéis de madeira – Millennial, Azul Sky, Faia e Azul Vel – elas exploram tonalidades vintage e contemporâneas para fazer esse paralelo. A ideia das profissionais era criar um ambiente que se “descasca” para mostrar as linhas do tempo. O ambiente mantém a identidade das construções da década de 50 (idade do imóvel que abriga a Morar Mais por Menos), deixando ainda diversos materiais originais à vista.