NOVIDADES, TENDÊNCIAS, PESQUISA

Investimos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Estamos sempre conectados com as últimas tendências e acompanhamos todas as novidades. Tudo para que você tenha a melhor experiência com painéis em madeira.

Adega ganha destaque com projeto de marcenaria

A popularização da cultura vinícola no País faz com que as adegas se tornem bastante desejadas nos lares brasileiros. O desafio, no entanto, está em encontrar formas de armazenar corretamente esses vinhos, sem que isso tome muito espaço na configuração da casa. Sobretudo considerando as metragens cada vez menores dos imóveis. Dentre tantas possibilidades, a adega contemporânea exige a funcionalidade da marcenaria e a utilização inteligente dos revestimentos, dando sensação de amplitude e aconchego ao local.

É o que demonstra o projeto assinado pelo GP Studio Design, comandado por Greice Souza e Patricia Andrade. A Adega foi um dos ambientes presentes na 23ª edição da Mostra Campinas Decor – importante evento de arquitetura e decoração do interior paulista. “O objetivo era criar um espaço dedicado ao degustador, levando-o a todos os prazeres e sensações do vinho e uma boa conversa com amigos”, explicam as designers de interiores.

Greice e Patricia acrescentam: “Aproveitamos os nichos da bancada para acoplar as adegas climatizadas. Enquanto isso, outras três caixas desenhadas com a mesma leitura funcionam como molduras para as plantas pendentes na parede. Exploramos, assim, um conceito tanto funcional quanto estético na marcenaria. Combinando-a, ainda, ao teto ripado, outra tendência em ascensão, que leva o mesmo padrão madeirado das caixas e do balcão”.

 

Mostra Campinas Decor traz Adega de 9 m² assinada por Greice Souza e Patricia Andrade

 

Adega traz Melamina BP Cinamomo 

Na confecção dos nichos flutuantes, balcão de apoio e teto com painel ripado, as profissionais optaram pelos painéis de MDF da Berneck. Na busca por um padrão madeirado, o escolhido foi o Cinamomo – melamina BP que é uma das novidades da marca para 2018.  “A junção desse padrão com outros materiais nobres gerou um resultado fantástico”, opinam as designers. “O tom da madeira do Cinamomo trouxe aconchego e sofisticação para o ambiente de estilo contemporâneo”.

O jogo de padrões, cores e texturas não se deu à toa na Adega. As cores terrosas que dominam o ambiente, trazem uma atmosfera quente e confortável, ao mesmo tempo em que exalam sofisticação. A inspiração para a criação de um ambiente árido como este veio da fotografia de Lucas Ferraz, o Kiolo. Disposta em grande formato, a obra se destaca como tem decorativo da adega. “O retrato, cheio de cores, elementos e camadas naturais, transporta o degustador às montanhas do deserto do Atacama, concedendo profundidade e leveza ao ambiente”, acrescentam.

Para Greice Souza, o mix de texturas também valorizou o padrão Cinamomo no ambiente. “Sua textura expressiva, que imita uma lâmina natural, também foi realçada pelo projeto de iluminação”. A execução da marcenaria ficou a cargo da Baratelli Planejados, sediada na cidade de Valinhos (SP).

 

O padrão Cinamomo, novidade da Berneck na linha de melamina BP, estará em breve disponível no mercado

Adega assinada pela GP Studio Design, na Mostra Campinas Decor, conta com painéis de MDF da Berneck no novo padrão Cinamomo

 

Conforto e sofisticação com padrões madeirados

“Visitamos diversas vinícolas e notamos que a maioria segue a linha das chamadas ‘caves’ [cavernas], com materiais pesados e rústicos. Queríamos fazer algo diferente, mais leve, convidativo e sofisticado”, explicam Greice e Patricia. “A ideia era promover todos os prazeres e sensações da degustação de vinhos acompanhada de uma boa conversa. Para isso, precisávamos armazenar esses vinhos e construir áreas de manipulação e de apreciação”.

Para contemplar tudo isso em apenas 9 m², as designers também apostaram numa parede de espelhos e no piso polido, dando sensação de amplitude. As linhas retas adotadas nos móveis também valorizam o pé direito alto do local. Poltronas e complementos com shape arredondado dispostos na pequena e prática área de estar dão o contraponto ao ambiente.

“Saber aproveitar cada centímetro de um espaço pequeno, como o desenho estreito da estante e a maneira que os vinhos foram posicionados, fez toda a diferença no resultado final”, avalia a dupla, lembrando que a reação do público superou as expectativas com o projeto.

 

Para a confecção dos nichos e painel ripado, as designers optaram pela melamina BP Cinamomo, da Berneck

Deixe uma resposta