NOVIDADES, TENDÊNCIAS, PESQUISA

Investimos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Estamos sempre conectados com as últimas tendências e acompanhamos todas as novidades. Tudo para que você tenha a melhor experiência com painéis em madeira.

O que é moodboard e como criar um painel inspirador

Você já ouviu falar em moodboard? Essa ferramenta, muito utilizada por arquitetos e designers de todas as áreas, pode ser traduzida como um “painel de imagens conceituais” e de “inspiração”. Ele pode ser construído com recortes de imagens ou mesmo objetos físicos – amostras de matéria-prima e painéis de madeira, por exemplo. E seu conjunto visual deve ser capaz de transmitir a atmosfera e estilo de decoração que o ambiente terá ao ser finalizado.

E a Berneck quer conhecer a inspiração dos profissionais e a forma como eles trabalham essas representações visuais em seus projetos. Para isso, criou o concurso cultural “Mood Berneck”.

Crie um ou mais moodboards com suas inspirações e os painéis de madeira da Berneck, com amostras reais ou reproduzindo os padrões em formato digital. Poste o moodboard em seu feed do Instagram (perfil deve ser aberto), utilizando as #aquitemberneck e #moodberneck. Também é necessário seguir e marcar o perfil da @berneckoficial no post.

Podem participar profissionais de arquitetura, design de interiores e marcenaria, com mais de 18 anos, e atuação profissional comprovada nas respectivas áreas. Também será admitida a participação de estudantes do último ano do curso de Arquitetura & Urbanismo. É necessário ter residência no Brasil. 

Concurso MoodBerneck

Vale lembrar que o concurso é exclusivamente cultural e tem como objetivo valorizar a aplicação dos painéis de madeira (MDF, MDP ou HDF) e padrões da Berneck em projetos de mobiliário e interiores. A iniciativa também visa apresentar uma proposta criativa de elementos e tendências que identifiquem um estilo de morar ou lifestyle.

O primeiro colocado vai ganhar uma viagem, com acompanhante e estadia, para visitar a sede/fábrica da Berneck, em Araucária (PR).

Leia o documento com bastante atenção – regulamento Concurso MoodBerneck – e participe com suas inspirações! Serão considerados válidos os moodbords postados até as 23h59 do dia 10 de dezembro de 2018, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento. O vencedor será conhecido no dia 15 de dezembro, data em que é comemorado o Dia do Arquiteto.

 O conjunto visual do moodboard deve ser capaz de transmitir a atmosfera e estilo de decoração que o ambiente terá ao ser finalizado

 

Como criar o seu painel de estilo?

Quem trabalha com desenvolvimento de produtos ou interiores sabe que na etapa inicial do processo de criação o número de informações levantadas é imenso. Muitas vezes, é difícil saber o que fazer com elas e como utilizá-las na geração de ideias de maneira criativa e inovadora. E também em como repassar essas informações para sua equipe e fornecedores. Contudo, há meios de agrupar e expor imagens, texto e amostras de objetos diversos em um formato visual – é o que chamamos de moodboard.

Para facilitar a visualização de muitas informações ou informar rapidamente aos outros o ‘sentimento’ ou ‘fluxo’ que o projeto terá, o uso do moodboard ganhou popularidade nos setores de criação da arquitetura, design e da moda. Sua utilização ajuda a organizar e traduzir visualmente um conceito ou estilo, exemplificando imagens, paleta de cores, texturas, formas e materiais. Por isso, também são conhecidos por painéis semânticos ou de inspiração.

O uso do moodboard, além de facilitar a vida dos clientes, demonstra ainda como sua pesquisa de tendências será aplicada em uma nova coleção ou projeto. Previamente, ele traz à tona a atmosfera de qualquer projeto. É muito mais fácil do que mandar listas e listas de links de referências e imagens, ou escrever e-mails com termos técnicos.

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Berneck SA Painéis e Serrados (@berneckoficial) em

 

6 passos para criar um moodboard inspirador

1) Inspire-se! Navegue pela internet e redes sociais, busque referências em revistas ou nos projetos publicados no site da Berneck e passeie por lojas e ruas. A construção de um moodboard é um processo criativo, que pode sofrer mudanças ao longo da pesquisa.

2) Ponto de partida! Eleja um estilo de decoração ou identifique um projeto de cliente para apresentação do moodboard. Essa decisão deve guiar sua escolha inicial de cores, materiais e objetos.

3) Padrões e paleta de cores. Defina o padrão ou o conjunto de melaminas BP que serão aplicadas em seu projeto de mobiliário ou de interiores.

4) Estruture sua ideia. Escolha as imagens, elementos, objetos e materiais que melhor expressam a atmosfera do seu projeto. Para defini-los, avalie que emoções ou sensações eles são capazes de transmitir ao serem visualizados em conjunto com os painéis de madeira.

5) Faça filtros! Os moodboards são como colagens e você pode adicionar tudo o que quiser, sem uma estrutura fixa. Mas, tenha em mente, que um bom painel de inspiração não traz excesso de elementos ou informações. Você também pode dividir por ambientes: sala, quarto, cozinha, varanda, etc.

6) Use seu feeling e mãos à obra! Há vários modelos de moodboard, impressos e digitais, mas se você não está familiarizado com sua montagem, considere dois formatos iniciais: quadrado ou retangular, sempre criando pequenas divisões. Ou seja, quatro espaços no formato quadrado e seis no formato retangular. Essa disposição pode te ajudar na distribuição dos elementos e informações iniciais, embora o lado lúdico e artístico possa ser explorado livremente aqui.

 

Confira alguns exemplos internacionais

 

 

 

 

Deixe uma resposta