Organização

COMPROMETIMENTO COM A MADEIRA

A BERNECK® está envolvida em diversos aspectos da indústria florestal, desde o plantio e colheita de árvores à manufatura de produtos que são fundamentais para as necessidade humanas. Ao mesmo tempo em que nós procuramos por novos meios de utilizar esse recurso extremamente versátil e renovável, nós também estamos comprometidos com a gestão ambientalmente sustentável e socialmente responsável.

UMA HISTÓRIA DE VITÓRIAS. PLANTANDO SEMENTES.
Assista ao vídeo institucional
BERNECK®

Do Brasil para o mundo

A BERNECK® é uma empresa brasileira com 65 anos de história. Especializada em painéis MDP, MDF e HDF, além de Pinus e Teca serrados possui plantas industriais com altíssima capacidade de produção e tecnologia de ponta. Todos os seus produtos são provenientes de florestas plantadas e são destinados à indústria de móveis, construção civil, automotiva, eletrônica, e embalagens, entre outras, no Brasil e no exterior.

Desde a sua fundação em 1952, a empresa vem contribuindo para o desenvolvimento social e econômico por meio do desenvolvimento de capital humano e produtos inovadores e sustentáveis.

VISÃO

Ser reconhecida como melhor opção ao acionista, clientes e colaboradores na geração de valores pela excelência dos produtos e soluções, atuando de forma sustentável no mercado global.

MISSÃO

Atuar na área de madeira (plantio, cultivo, colheita e industrialização), fornecendo produtos e serviços de qualidade, respeitando o meio ambiente e ser reconhecida pelos clientes, comunidade, parceiros e colaboradores como uma empresa confiável, ética e inovadora.

VALORES
  • Estar atenta as solicitações e as necessidades dos clientes e consumidores.
  • Buscar excelência nos produtos que fabrica.
  • Promover responsabilidade social através de ações e atitudes.
  • Promover a integração e o desenvolvimento do trabalho em equipe.
  • Buscar constantemente o desenvolvimento de seus negócios e da valorização da sua marca.
  • Respeitar a saúde e segurança dos colaboradores, tendo transparência nas relações, estimulando desenvolvimento pessoal e profissional, a criatividade e a participação de todos.
  • Liderar pelo exemplo.
Código de conduta

BERNECK®- Matriz Araucária

BERNECK ® - Matriz Araucária

BERNECK® Cultivo Florestal de Pinus

BERNECK ® Pátio de toras unidade Curitibanos - SC

BERNECK® Curitibanos - SC. Serraria - Pinus

BERNECK®- Matriz Araucária

BERNECK® Linha contínua de MDF e viradores

BERNECK® Curitibanos - SC

BERNECK® Curitibanos - SC

BERNECK® Cultivo florestal de Pinus

BERNECK® Prensa contínua de MDP - Unidade Curitibanos - SC.

BERNECK® Prensa contínua de MDP - Unidade Curitibanos - SC

BERNECK® Curitibanos - SC. Serraria - Pinus

BERNECK® Curitibanos - SC. Serraria - Pinus

BERNECK®- Matriz Araucária

BERNECK® Curitibanos - SC

BERNECK® Revestimento BP

BERNECK® Brasnorte - MT

BERNECK®- Matriz Araucária

BERNECK®- Matriz Araucária

BERNECK® Área de preservação da mata nativa

BERNECK®- Laboratório Matriz Araucária

BERNECK® Estufa de cultivo florestal de Pinus

BERNECK® Área de preservação da mata nativa

BERNECK® Cultivo florestal de Pinus

BERNECK® Expedição de painéis exportação

BERNECK® Expedição de painéis

BERNECK® Estação de tratamento

BERNECK®- Matriz Araucária

BERNECK® Expedição de painéis

Nossa história

Desde 1952

Fundada em 1952, a BERNECK® tem uma história marcada por desafios e dedicação aos clientes, à comunidade e ao meio ambiente. Esses princípios continuam orientando a gestão da empresa, que se tornou referência de seriedade e confiabilidade em seu setor.

Conheça melhor essa história.

1950
1960
1970
1980
1990
2000
2010
1952
Fundação da empresa

A Berneck & CIA foi fundada em Janeiro de 1952, por Bernardo von Muller Berneck, com uma serraria em Bituruna-PR e uma fábrica de beneficiamento de madeiras em União da Vitória-PR.

1952
Destruição

No final de 1952, as duas fábricas que constituíam a Berneck & CIA queimaram por completo em incêndios independentes. Mesmo arrasado com a perda, Sr. Bernardo não desistiu e reiniciou seus negócios.

1953
Reinício dos negócios

Acreditando no ramo da madeira, o sr. Bernardo investiu na produção e venda de lâminas torneadas de Pinho, utilizadas para a produção de compensados.

1956
Agregando valor aos produtos

Em 1956 a Berneck & Cia iniciou a produção de compensados de Pinho.

1956
Novos horizontes

Em 1956 houve mais um incêndio, o terceiro na história da empresa, que acabou destruindo a fábrica de compensados em Bituruna-PR.

Mas com a força de vontade de seus colaboradores e dinheiro emprestado dos colonos da região, reconstruíram a fábrica em tempo recorde, 50 dias.

1961
Novas tecnologias

Sr. Bernardo e sua família mudam-se para Curitiba onde iniciam uma nova fábrica de compensados com tecnologia moderna de fabricação.

1964
Crescimento constante

A Berneck & Cia inaugurou em Toledo (PR) a primeira laminadora de Cedro. Nos anos seguintes iniciou laminadoras em Cascavel, Assis Chateaubriand, Palotina, Catanduvas, Medianeira e Guaíra, totalizando 7 unidades produtoras de lâminas torneadas (matéria-prima para produção do compensado) com a centralização da fabricação de compensados em Curitiba.

1966
Identidade corporativa

Foi criada e instituída a primeira Logomarca da Berneck & Cia. A logomarca revelava a essência da empresa: da tora à lâmina torneada, prensa e os compensados produzidos e vendidos para o mundo.

1967
Responsabilidade ambiental

No Brasil na década de 60 ainda ninguém pensava em responsabilidade ambiental, entretanto a BERNECK pensando no futuro começou a reflorestar Pinus na região da Lapa, PR.

1968
Inicio da Exportação

Com o produto Compensado já consagrado no mercado Nacional, a BERNECK começou a experiência de vendas internacionais através de negociações com clientes em Porto Rico. Descoberto o caminho, o mercado externo logo se tornou parte da política comercial da empresa.

1970
Portas - Um novo produto

Em uma nova unidade fabril na Cidade Industrial de Curitiba a BERNECK® começou a produzir portas, agregando mais um produto em seu portfólio.

1972
Nova fábrica e ampliação de mix

BERNECK® instala mais uma unidade de produção de lâminas torneadas, mas também uma fábrica de lâminas faqueadas de madeiras tropicais em Varzea Grande, MT. Com as lâminas faqueadas de madeira tropical, a BERNECK® iniciou a produção de compensados decorativos.

1976
A novidade deu certo

As vendas de compensado decorativo estavam em ascensão, então a Berneck & Cia investiu em mais uma unidade industrial para a produção das lâminas, desta vez em Vilhena, RO.

1976
Um novo presidente

Com 26 anos, Gilson Mueller Berneck assume a presidência do grupo, mantendo-se a frente da corporação até os dias de hoje.

1978
Mais um produto em carteira

Com o espírito empreendedor, sr. Bernardo investiu em outra unidade industrial em Brasnorte, MT, para serrar madeira, assim oferecendo mais um produto em seu mix.

1980
11 unidades Industriais

Investimento em mais uma unidade produtora de lâminas faqueadas em Belém, PA, totalizando 11 unidades industriais em 5 estados Brasileiros.

1981
Nova logomarca

Buscando a modernidade de sua identidade visual, a BERNECK® desenvolve uma nova logomarca.

1985
Novos investimentos

A empresa mantém o ritmo de desenvolvimento sempre atenta às tendências do mercado. Inicia uma nova planta industrial em Araucária, PR, com uma nova linha de produto: os painéis de Aglomerado.

Junto com a prensa de painel que tinha capacidade para produzir 60.000 m3/ano, instalou também uma serraria para Pinus, que tinha como conceito a geração de cavacos para fabricação do Aglomerado.

1986
Nova identidade visual

Uma árvore estilizada sobre a parte verde do globo terrestre, isenta de folhagem para ressaltar a área mais útil para os diversos usos da madeira. As linhas paralelas do logotipo representavam os veios naturais da madeira. E o slogan “a marca da madeira” comunica até os dias de hoje a filosofia da empresa.

1990
Início dos plantios de Teca

No final da década de 80 a BERNECK buscou garantir a continuidade do manejo de madeira tropical com o reflorestamento do Mogno (Swietenia macrophylla), madeira nobre de grande valor.

Mais de 1,5 milhão de árvores plantadas foram totalmente dizimadas com o ataque de borboletas. Em 1990 a BERNECK iniciou o plantio de Teca (Tectona grandis), e este deu certo!

1992
Sociedade viabiliza negócios

Ao se associar ao grupo Bozzano Simonsen, que trouxe novas forças para a empresa com grandes áreas florestais, mudou sua razão social para Berneck Aglomerados S.A.

1994
Investindo no Aglomerado e agregando valor ao produto

Ampliação da capacidade produtiva de aglomerados para 300.000 m3/ano com a instalação da linha II. E início da produção de Aglomerado revestido com Finish Foil (FF) para atender a demanda da indústria moveleira Brasileira.

2002
Meio século de sucesso

Em 2 de janeiro de 2002 a BERNECK comemorou seu Jubileu de Ouro com uma estrutura industrial moderna e eficiente. Resultado da competência industrial, da qualidade dos produtos, da boa relação com o mercado e do respeito à natureza, sua principal fonte de matéria-prima.

2002
Modernização e expansão

Em junho de 2002, a BERNECK concluiu um grande projeto de modernização e expansão da Fábrica de Aglomerados em Araucária, onde se deu a instalação de uma nova linha de produção de aglomerados em processo contínuo da mais alta tecnologia, com capacidade para produzir 540.000 m³/ano.

2003
Ações 100% grupo BERNECK®

Em Dezembro de 2003 a BERNECK recomprou a participação do Grupo Bozano Simonsen.

Ao longo dos 12 anos de sociedade o grupo Bozano deixou a lembrança de um parceiro muito experiente e altamente ético, fatores que permitiram o pleno desenvolvimento da BERNECK com total espírito de colaboração e harmonia.

2004
Novo Centro Administrativo

No dia 12 de julho de 2004 a BERNECK inaugurou o novo centro administrativo junto à então principal unidade industrial da empresa em Araucária, PR.

2005
Olhando para o futuro

Com a expansão dos painéis de madeira reconstituída e a dificuldade cada vez maior em trabalhar com madeira tropical, a BERNECK encerrou a fabricação de compensados, produto este que foi o início da empresa e responsável por grande parte do seu crescimento até o final dos anos 80.

Mas sempre inovando e procurando expandir seu mercado de atuação, lançou a linha de produtos de madeira Teca.

2006
A virada da chave

A BERNECK vende sua última unidade produtora de lâmina faqueada e madeira serrada tropical. Com isto, passa a utilizar como matéria-prima de seus produtos, 100% madeira de cultivo florestal.

2006
Chegou o MDP

Após diversos investimentos em equipamentos de alta tecnologia e de última geração para fabricação de painéis, a BERNECK lança no mercado o painel MDP (Painel de Partículas de Média Densidade) - um painel com características superiores ao aglomerado.

2007
A Serraria mais moderna do Brasil

A BERNECK inaugura uma moderna serraria para Pinus com maquinário importado do Canadá e Alemanha.

Os investimentos feitos elevam a BERNECK para a liderança nacional no segmento de madeira serrada de Pinus.

2007
Nova Logomarca

Em agosto, a BERNECK moderniza sua logomarca, deixando seus traços mais limpos e mantendo o slogan “a marca da madeira”.

2007
Lançamento BP

Atenta às exigências do mercado, a BERNECK investe em uma nova linha de revestimento e inclui mais um produto em seu portfólio: os painéis revestidos com BP (melamina).

2008
Início da produção de MDF/HDF

Em sua unidade do Paraná, a BERNECK inaugurou em Outubro uma fábrica de MDF, voltada para a produção de painéis finos, a partir de 2,5mm, conhecidos como HDF. Com esta linha de produtos a BERNECK completa seu mix para a indústria de móveis e altera sua razão social para Berneck S.A. Painéis e Serrados.

2012
Unidade Industrial de Curitibanos, SC

A Berneck marca seus 60 anos de fundação com uma festa de inauguração do novo complexo industrial em Curitibanos, SC. O site inicia com uma linha contínua de produção de MDF, com capacidade para 460.000 m3/ano e uma linha para revestimento com BP.

2013
Seguindo com o projeto industrial em Curitibanos

Em novembro, o projeto industrial de Curitibanos entra na sua segunda fase com o início de Central Térmica para cogeração de energia e uma nova serraria. Com equipamentos modernos e automatizados, é considerada a mais moderna da América Latina e uma das mais modernas do mundo, com capacidade para serrar 350.000 m3/ano de madeira de Pinus.

2016
Projeto Industrial Completo

A BERNECK completou o planejamento estratégico da unidade industrial de Curitibanos com o início da nova linha de MDP e mais uma linha de revestimento BP. Com este investimento, a empresa passa a ter capacidade de produzir mais de 2.400.000 m3/ano de produtos de madeira.

Certificações

Reconhecimento

Para a BERNECK®, qualidade e desenvolvimento responsável são muito mais do que objetivos a serem alcançados; são práticas incorporadas ao dia a dia, orientando a implantação de todos os seus processos.

FSC®

As Unidades Industriais de produção de painéis e madeira serrada, em Araucária e Curitibanos – Paraná e Santa Catarina, respectivamente, são certificadas pelo FSC® (Forest Stewardship Council®) na modalidade Cadeia de Custódia (FSC-C111014). Parte das unidades florestais do Grupo Berneck localizadas nos estados de Santa Catarina e Paraná são avaliadas nos Padrões de Manejo Florestal (FSC-C115987) que atesta que nossas atividades são ambientalmente adequadas, socialmente benéficas e economicamente viáveis. A certificação é resultado da nossa preocupação com desenvolvimento responsável, desde o início de nossas atividades, através das boas práticas de gestão socioambiental em toda nossa cadeia.

PBQP-H

A BERNECK está qualificada junto ao Programa Setorial de Qualidade de Painéis de Madeira MDF e MDP do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) que atesta que a empresa produz em conformidade com as Normas Técnicas Brasileiras ABNT NBR 15.316-2:2015, ABNT NBR 14.810-2:2013 e ANBT NBR 15.761:2009.

CARB2

A Berneck é certificada na fabricação de produtos Carb 2 nos painéis MDF e MDP, com o objetivo de atender aos requisitos de produto do mercado americano e canadense. Os painéis são produzidos a partir de um rígido controle de fabricação que garante o atendimento as especificações de propriedades mecânicas (norma ANSI) e de baixa emissão de formaldeído (Norma ASTM).

 

Confira abaixo os certificados: