NOVIDADES, TENDÊNCIAS, PESQUISA

Investimos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Estamos sempre conectados com as últimas tendências e acompanhamos todas as novidades. Tudo para que você tenha a melhor experiência com painéis em madeira.

Painéis de 6 mm: muito além de fundos e gavetas

Qualidade, diferenciais de produção e preço são fatores cruciais para a decisão de compra dos móveis sob medida. Por isso, conhecer e explorar toda a potencialidade da matéria-prima que você adquire pode ser uma ótima alternativa para alcançar novos mercados. Você já pensou, por exemplo, para avaliar qual é a utilização que sua fábrica faz dos painéis de 6 mm? Em geral, presente apenas no fundo de armários e gavetas, ou peças de artesanato, ele possibilita muitas outras aplicações.

Pelas suas propriedades e tecnologia de fabricação, os painéis HDF de 6 mm permitem um vasto campo de aplicação. Entre elas: fabricação de painéis cobogós, frente de cristaleiras, nichos organizadores, prateleiras, portas de correr em closets e home theaters. Outra aplicação possível é a composição para engrossamento de painéis, tipo colmeia e tamburato.

“Esse produto garante um excelente resultado e custo/benefício em diversos projetos na marcenaria. O que muitos profissionais desconhecem é a flexibilidade e robustez do painel de HDF”, explica o gerente nacional de vendas da Berneck, Roberto Sanches.

Os painéis de 6 mm também podem ser aplicados em paredes e tetos – seguindo a tendência de criar interiores ricos em detalhes e texturas. Nessas instalações é recomendado deixar um espaço para respiro de 40 mm, no mínimo, entre o painel e a parede. Isso evita que a umidade da parede seja transferida para o painel.

 

Explore o potencial dos painéis de 6 mm

Foi buscando maneiras de inovar e potencializar o uso de suas matérias-primas, que a Decora MDF adotou o uso do HDF de 6 mm para além dos fundos e laterais de móveis. “Trata-se de uma matéria-prima com preço bastante viável e excelente resultado no produto acabado”, fala o proprietário Gabriel Haddad Neto. Ele explica que além de suas funções tradicionais, o painel tem sido aplicado na fabricação de artefatos. A lista inclui brinquedos, criados-mudos, baús, organizadores, painéis decorativos vazados, cestos multiusos etc.

O carro-chefe da Decora MDF, no entanto, são os biombos, também produzidos com o material. “Eles são fabricados na folha de 6 mm com acabamento em MDF de 9 mm. Atualmente, temos seis modelos em produção. Depois de escolhido o desenho, colocamos o painel na máquina e a fresa recorta a chapa de acordo com o padrão”, explica o profissional, demonstrando que o produto também pode ser manipulado em maquinário.

 

Decora MDF adotou o uso do HDF de 6 mm para criar brinquedos, criados-mudos, baús, organizadores, painéis decorativos vazados, cestos multiusos

 

Vale ressaltar, os painéis HDF podem receber os mesmos acabamentos e tratamentos superficiais do MDF de maior espessura.

Quem também aposta nas chapas de 6 mm da Berneck é o marceneiro autônomo Fernando da Silva Souza. O profissional utiliza o material para a fabricação de painéis do tipo colmeia, entre outros. Souza ainda ressalta a importância dos marceneiros se atentarem às vantagens de se utilizar o HDF. “Ao incorporarmos os painéis de 6 mm no móvel, estamos garantindo mais qualidade e robustez ao produto final. Diferencial que dificilmente será encontrado em mobílias vendidas nos grandes atacadistas”.

 

Os painéis HDF de 6 mm podem receber os mesmos acabamentos e tratamentos superficiais do MDF de maior espessura

 

Perfis finos na Eurocucina

Cozinhar com bem-estar e praticidade, usando recursos tecnológicos de ponta, foi um dos lemas da última edição da EuroCucina 2018. O evento, totalmente dedicado ao segmento de cozinhas, em Milão (Itália), também mostrou a valorização de finos acabamentos. Esteticamente, as linhas são mais leves e abrem um excelente campo para aplicação dos painéis de 6 mm.

Na feira, por exemplo, foi possível ver aplicações em molduras de portas ou pequenas estantes – combinadas ou não com perfis metálicos. Há também organizadores para temperos, taças/copos e módulos de estufa para hortas e pequenas ervas. Veja o post com as oito tendências para projetos de cozinha.

 

Muitas cozinhas apresentaram ao menos um elemento em vidro e isso ficou ainda mais evidente nas cristaleiras e módulo bar

 

Diferenciais da linha HDF

Disponível em espessuras que variam entre 2,5 mm e 6 mm, a linha HDF da Berneck oferece boa capacidade de corte e usinagem, além de superfície uniforme e lisa. Isso porque o HDF é fabricado sob os mesmos critérios dos painéis de MDF, em prensa contínua de última geração.

Totalmente produzido com madeira de Pinus, esse painel apresenta ainda fibras longas e coloração clara. Características essas que facilitam os processos de corte, pintura e impressão.

No portfólio da Berneck, os painéis de HDF são oferecidos tanto em sua forma natural quanto revestido com superfície melamínica de Baixa Pressão (BP). A linha também está disponível na versão Plus com revestimento BP Branco, garantindo mais resistência a umidade e cupins. Veja mais detalhes aqui.

Deixe uma resposta