Você sabia que os painéis de MDP, MDF e HDF da Berneck são provenientes de florestas sustentáveis? Fator determinante para o andamento das suas atividades, a sustentabilidade é uma das premissas que marcam os 67 anos de atuação da marca. Mas ao fomentar essa ação, a companhia também auxilia na conservação e manejo das florestas brasileiras, reduzindo os efeitos e impactos das mudanças climáticas.
“Para a Berneck, sustentabilidade não se resume a projetos isolados. Representa a forma como pensamos e agimos em nossa cadeia de negócios”, explica Graça Berneck Gnoatto, gerente de Marketing e Comercial.
Graça lembra ainda que ao adotar práticas de manejo florestal sustentável, a Berneck assegura a utilização racional de recursos para a produção em escala e longo prazo, além de garantir emprego e renda no campo para muitas famílias. O tratamento de efluentes, controle de poluição, gerenciamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, e campanhas permanentes de educação são outros pontos trabalhados na gestão ambiental. Para conhecer os destaques acesse esse link.
Gestão da biodiversidade
O setor florestal, além do compromisso com as legislações de uso da terra (Código Florestal Brasileiro/Licenciamento), trabalha com práticas de manejo que consideram a escala e intensidade. Com isso, as florestas plantadas para fins produtivos conseguem suavizar impactos e/ou promover a conservação da biodiversidade.
Isso ocorre porque o corte das árvores respeita os diferentes estágios de crescimento e todo o ecossistema que a envolve, com reiterados ciclos de reflorestamento. Os investimentos em tecnologia e em melhoramento genético, aliados às práticas modernas de manejo, também tornaram esse processo ainda mais eficiente.
Para demonstrar as contribuições das florestas plantadas para a conservação da biodiversidade, o Ibá – Indústria Brasileira de Árvores criou um vídeo bem detalhado sobre o assunto. Confira!
Evolução no padrão de consumo
Não é novidade que o consumidor está mais consciente e prestando atenção em temas como sustentabilidade, diversidade e mobilidade urbana, entre outros. Segundo a WGSN, empresa especializada em pesquisa de consumo e comportamento, a preocupação ecológica chegou ao consumidor.
“Cada vez mais preocupados com a origem das matérias-primas e com os processos de fabricação dos produtos que consomem, públicos da Geração Z e Millennials procuram também cosméticos, roupas e produtos menos prejudiciais ao meio ambiente e às pessoas que os produzem”, explica Luiz Arruda, diretor da WGSN/Mindset.
Pinus como matéria-prima
Além de ser sustentável, outra qualidade associada aos painéis da Berneck é o fato do Pinus ser a madeira que dá origem ao produto. Além de excelente resistência, os painéis produzidos com Pinus oferecem fibras mais longas, maleabilidade superior e coloração mais clara. Esses fatores melhoram a performance dos painéis na indústria de móveis, permitindo diferentes cortes e usinagens, furações precisas e melhor acabamento nos processos de pintura e impressão.
Ações de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente
Compreendendo a importância do reflorestamento e os benefícios dele para sua atuação e sociedade, a Berneck se destaca como uma empresa comprometida com o meio ambiente. Hoje, são mantidos mais de 132 mil hectares de terras destinadas ao cultivo florestal. São 124 mil hectares no Paraná e Santa Catarina destinados ao Pinus e 8 mil hectares no Mato Grosso destinados a Teca. Com isso, toda a madeira processada e comercializada pela Berneck é proveniente de florestas plantadas, evitando a exploração de florestas nativas.
Confira mais alguns dados e números da atuação na Berneck na preservação do meio ambiente.
– Anualmente, mais de 6 milhões de árvores são plantadas, selecionadas e transformadas na matéria-prima dos produtos Berneck. Ou seja, painéis de madeira MDP, MDF e HDF, além de Serrados de Pinus e Teca.
– A área de reservas nativas protegidas pela Berneck nos estados do Paraná, Santa Catarina e no Mato Grosso é de aproximadamente 66 mil hectares. Para efeito de comparação, essa área equivale a 56% da extensão territorial da capital de São Paulo.
– Nas unidades industriais de Araucária (PR) e Curitibanos (SC), resíduos do processo de produção (casca do Pinus e o pó da madeira, por exemplo) são transformados em biomassa. Além de evitar o descarte no meio ambiente, esta energia limpa e renovável corresponde a aproximadamente 50% da energia utilizada nos processos industriais.
– A Berneck detém certificação internacional FSC® (Forest Stewardship Council®- FSC-C115987), que atesta os mais altos níveis de manejo florestal. Isso garante produtos de madeira provenientes de florestas manejadas de forma responsável, economicamente viáveis e com benefícios sociais.