Ambiental

Respeito ao meio ambiente.

São muitas as ações que a BERNECK® realiza em relação à preservação do meio ambiente. Ações de manejo florestal sustentável, tratamento de efluentes, controle de poluição, gerenciamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, campanhas permanentes de educação ambiental, cultivo mínimo nas florestas, entre outras.

FLORESTAS PLANTADAS

BERNECK® PLANTAR

Anualmente, mais de 3,5 milhões de árvores são plantadas, selecionadas e transformadas na matéria-prima dos produtos BERNECK®. A área de reservas nativas protegidas pela BERNECK® associadas aos plantios florestais é de aproximadamente 44 mil hectares (equivalente a 440 Km2 – 7,5 vezes maior que a área de Manhattan) no Paraná, Santa Catarina e no Mato Grosso.

As florestas plantadas junto com as reservas nativas, contribuem na regulação dos ciclos hidrológicos, no controle de erosão e da qualidade dos solos, na conservação da biodiversidade, na captação ou sequestro de carbono, fundamental para reduzir os efeitos das mudanças climáticas no mundo.

A empresa também desenvolve diversas ações destinadas à preservação do meio ambiente, como manejo florestal sustentável, tratamento de efluentes, controle de poluição, gerenciamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, campanhas permanentes de educação ambiental e cultivo mínimo nas florestas, entre outras.

3,5
Milhões
Árvores plantadas anualmente
44
Mil hectares
Áreas nativas protegidas
COLHEMOS O QUE PLANTAMOS

BERNECK® FLORESTAS SUSTENTÁVEIS

A BERNECK® mantém mais de 90 mil hectares de terras destinadas ao cultivo florestal, incluindo 82 mil hectares no Paraná e Santa Catarina destinados ao Pinus e 8 mil hectares no Mato Grosso destinados a Teca. Toda a madeira processada e comercializada pela BERNECK® é proveniente de florestas plantadas, evitando a exploração de florestas nativas e garantindo o emprego e renda no campo para muitas famílias. As práticas de manejo florestal sustentável adotadas em nossas florestas, asseguram a utilização racional dos recursos naturais para a produção em escala e longo prazo da matéria-prima que abastece nossas fábricas. A proteção dos mananciais e a restauração das matas ciliares fazem parte dos programas florestais da BERNECK®.

CERTIFICAÇÃO FSC®

A BERNECK® possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®- FSC-C115987),  sistema de certificação internacional que reconhece os mais altos níveis de manejo florestal, garantindo aos seus clientes e consumidores produtos de madeira provenientes de florestas manejadas de forma ambientalmente responsável, socialmente benéfico e economicamente viável.

MANEJO FLORESTAL

Acesse aqui o resumo público do manejo florestal da BERNECK®

Resumo Público
82
Mil hectares
Para cultivo de pinus
8
Mil hectares
Para cultivo de teca
ECONOMIA DE RECURSOS NATURAIS

ENERGIA RENOVÁVEL

Nas unidades industriais Araucária e Curitibanos, resíduos do processo de produção – a casca do pinus e o pó da madeira gerado nos processos de classificação, moagem e lixamento – que seriam descartadas no meio ambiente, produzem calor e vapor através da queima de biomassa. Esta energia limpa e renovável corresponde a aproximadamente 50% da energia utilizada nos processos industriais, poupando recursos naturais e diminuindo os custos de produção. Parte dos resíduos são provenientes de resíduo de outras indústrias.

No processo de replantio das florestas, a BERNECK® adota o cultivo mínimo, sem utilizar o fogo para o preparo das áreas. Na fabricação dos painéis de madeira, 50% de toda madeira utilizada é proveniente de resíduos de outras indústrias. As unidades industriais foram inteiramente planejada para realizar a captação da água da chuva para ser utilizada nos processos industriais.

PROGRAMA DE RECICLAGEM

Todos os produtos sólidos descartáveis (ex.:papel, plásticos, ferrosos, não ferrosos, lâmpadas, baterias, etc) têm coleta e armazenamento interno controlado, e são destinados a empresas cadastradas e licenciadas pelos órgãos ambientais para reciclar estes materiais.

Estação de tratamento de Efluentes (ETE) – para o tratamento de resíduos orgânicos líquidos. Tratamento de Produtos Químicos – para neutralizar e re-utilização interna;

Co-geramos
50
%
da energia consumida
Faça parte desta familia

Fornecedor Florestal

Para atuar em equilíbrio com o meio ambiente, a BERNECK® utiliza toras e cavacos de madeiras com garantia de procedência. Por isso, trabalhamos em parceria com produtores selecionados, apoiando o desenvolvimento das suas atividades.

É uma grande oportunidade de negócio para a família rural, pois proporciona uma alternativa de renda, valorização da propriedade, trabalho e melhoria da qualidade de vida com a produção de madeira.

Faça o seu cadastro e participe desta família!

 

POLÍTICA PARA COMPRA DE MADEIRA

A BERNECK® implementa seus melhores esforços para realizar a compra de madeira de acordo com os seguintes princípios:

  • Reconhecer e respeitar os direitos tradicionais e humanos nas operações florestais;
  • Realizar as compras dentro dos padrões legais, tributários e fiscais existentes no país, evitando o corte ilegal ou comércio ilegal de madeira ou produtos florestais;
  • Não utilizar insumos florestais provenientes de áreas onde houve conversão significante de florestas à plantações florestais ou outras finalidades não florestais;
  • Identificar todos os Atributos de Alto Valor de Conservação existentes nos distritos de origem e evitar compra de madeira onde esses atributos possam ser ameaçados por operações florestais;
  • Não utilizar organismos geneticamente modificados nas operações florestais;
  • Conhecer e não violar qualquer uma das Convenções da Organização Internacional do Trabalho, conforme definido na Declaração sobre os princípios e direitos fundamentais no trabalho.