As primeiras feiras de móveis e revestimentos do ano são importantes para os profissionais de arquitetura, design de móveis e interiores. Elas inspiram novos projetos e desenvolvimentos, consolidam tendências e permitem compreender movimentos da indústria e dos consumidores em torno de novas cores, materiais, superfícies e desenhos de produtos.
Para explorar esse novo zeitgeist – termo alemão, cuja tradução significa espírito da época – a Berneck visitou quatro eventos – Heimtextil, Domotex, IMM Cologne, na Alemanha, e Maison&Objet, na França – para colher informações e destaques para os seus novos desenvolvimentos na linha de BP e painéis de madeira.
Aqui, estão alguns destaques resumidos e você pode consultar outros procurando pela #bernecktrends no Facebook e no Instagram.
ESTILO DE VIDA MÍNIMO
O mundo digital é tão complexo, dinâmico e rápido, que buscamos um ambiente esteticamente reduzido e que nos equilibre. Em vez de sobrecarregar a casa com móveis pesados e muitos objetos decorativos, a tendência indica uma seleção criteriosa das peças para cada espaço. Livrar-se do desnecessário e se concentrar nas coisas realmente importantes torna a vida mais alegre.
A ideia de “vida lenta” é outro conceito presente. Isso significa viver de forma mais consciente, economizando espaço e dando prioridade para materiais sustentáveis e atemporais. Móveis com desenho minimalista aparecem com grande destaque para atender esse público / mercado.
CORES E PADRÕES PARA EXPLORAR NOS MÓVEIS
As cores são sutis e suaves, com valorização dos tons naturais e terrosos. Vemos propostas do rosa millenial até o terracota, que surgem com grande beleza e sintonia em diferentes projetos e ambientes da casa. A proposta é criar um ar sedutor e atemporal, mas que ao mesmo tempo garanta uma decoração quente e natural – principalmente em combinação com a madeira.
A busca pelo bem-estar também evidencia os tons verdes e azuis, em diversas nuances. O verde representa naturalidade, primavera e esperança, e ganha variações até o turquesa. Já o azul é sério, tem um efeito calmante e agradável.
MICRO LIVING E CUSTOMIZAÇÃO
Outra proposta presente em todos os quatro eventos visitados no circuito #bernecktrends é o Micro Living. Na medida em que as grandes cidades vão se formando e as megacidades absorvem ainda mais pessoais, a habitação urbana, como todos os recursos, se torna mais escassa e deve ser ainda eficiente. Para este fim, é preciso fabricar móveis inteligentes, flexíveis e multifuncionais.
A arquitetura e o design de interiores também são impactados por este futuro urbano, e exige configurações espaciais e personalizadas. Nos micro apartamentos, que emergem em áreas urbanas, você relaxa, trabalha, recebe amigos e tem uma boa noite de sono em pouco menos de 20 m². E isso não significa abrir mão do bem-estar!
MATERIAIS, FORMAS E CONFORTO
Regra número um: materiais devem inspirar conforto. As pessoas estão se voltando para seus lares e buscando meios de recarregar as energias. Essa visão reforça o cuidado sobre os materiais e peças escolhidas para os ambientes, e a madeira ganha ainda mais valor – em sua forma natural ou em painéis que reproduzem suas cores e textura.
Aliás, madeiras claras garantem amplitude, naturalidade e sensação de leveza aos pequenos ambientes – invista nessa tendência e conheça o portfólio de padrões BP da Berneck.
E não estranhe ver a combinação de madeira, mármore, couro e metais, ou até mesmo o vidro, nos projetos de mobiliário e interiores. Esse “casamento” promete! Mas, sempre em traços mais leves e com diferentes pesos / volumes na aplicação.
A imperfeição do natural e do feito à mão ganha força nesse contexto, e traz o artesanal para o setor industrial. Arte e interação também abrem um novo universo de aplicações, como já ocorre com o painel BP Blackdots, da Berneck. Ele permite o uso de giz nos painéis de madeira, permitindo compor diferentes tipos de móveis, em diversos ambientes comerciais e residenciais.
Padrões gráficos, paletas monocromáticas e temas florais ganham evidência na área de revestimentos, como tecidos e tapetes. Aliás, pisos e superfícies decorativas são muito mais do apenas um item decorativo. Eles inspiram estilos individuais e trazem conforto ao ambiente. Tons metalizados e cromados também devem aparecer com força ao longo de 2018.
BANHEIROS COMO SPA
Aqui, também, os materiais naturais estão em alta. A madeira tratada termicamente e o mármore são as principais superfícies para lavatórios, armários, paredes e pisos. E as banheiras, com seus belos desenhos, ganham destaque nas salas de banho. Na linha de acessórios e metais surgem variações em cromo, aço inoxidável e preto brilhante ou fosco.
LAR INTELIGENTE
Não há dúvida de que os smartphones colocam nossas vidas na palma da mão. Eles passam a incorporar funções de “controle universal” da casa e dos móveis – movimentos mecânicos de poltronas, camas dobráveis e armários, controle da geladeira e sistemas de som e luz são cada vez mais suportados por aplicativos específicos. Lembra da Família Jetsons? Isso é apenas um começo. No futuro próximo, há certeza que todos nós teremos um assistente pessoal chamado Alexa, Siri ou Cortana, que assegurará que a nossa casa funcione por comando de voz.