NOVIDADES, TENDÊNCIAS, PESQUISA

Investimos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Estamos sempre conectados com as últimas tendências e acompanhamos todas as novidades. Tudo para que você tenha a melhor experiência com painéis em madeira.

Tendências e inovações tecnológicas da Interzum / Ligna

A cada dois anos, fabricantes de móveis, fornecedores de toda a cadeira moveleira, arquitetos e designers do mundo todo vão à Alemanha para participar de dois importantes eventos do setor: Interzum (Colônia) e Ligna (Hannover). A Berneck, atenta a essa visão abrangente dos materiais, soluções de design e tecnologias inovadoras para o processamento de painéis e serrados, mais uma vez marcou presença com times multidisciplinares (Marketing / Comercial / Engenharia / Industrial). Com as visitas, também teve prosseguimento o estudo da nova coleção de padrões de melamina BP. O lançamento é previsto para o início de 2020. Confira os destaques!

 

Tendências da Interzum para móveis e interiores

A cada dois anos, a feira Interzum apresenta inovações mundiais para a produção de móveis e o design de interiores, e a Berneck esteve presente para conhecer novos desenvolvimentos do setor. De 21 a 24 de maio, uma equipe multidisciplinar da empresa teve a oportunidade de conhecer materiais e tecnologias que terão grande influência na forma como viveremos no futuro. A Interzum aconteceu em Colônia, na Alemanha, com mais de 1700 expositores e impressionou cerca de 74 mil visitantes do mundo inteiro.

Considerada uma feira de muita importância para fornecedores, é possível assegurar que os insumos apresentados estarão nos móveis expostos no Salone del Mobile 2020. Daí a relevância que fabricantes de mobiliário, arquitetos e designers conferem ao evento alemão. Design de superfície, painéis de madeira, fitas de borda, ferragens, componentes, sistemas inteligentes, materiais disruptivos e equipamentos foram alguns dos produtos expostos.

 

Graça Berneck Gnoatto, diretora Comercial e de Marketing, explica que a presença na Interzum também aparou diversas arestas do estudo da nova coleção de padrões de melamina BP

 

Graça Berneck Gnoatto, diretora Comercial e de Marketing, explica que a visita ao evento também permitiu dar prosseguimento ao estudo da nova coleção de padrões de melamina BP, que terá lançamento no início de 2020. “Aproveitamos para afunilar as definições dos novos desenhos, cores e texturas que estarão em nossa próxima coleção; e estamos seguros de que será incrível”.

Entre as principais tendências deste ano estão a personalização progressiva, multifuncionalidade, eficiência energética e sustentabilidade. A adoção de materiais disruptivos e valorização do bem-estar no uso de produtos também chamaram atenção. Confira alguns insights levantados pelos profissionais da Berneck.

 

Materiais disruptivos e inovação na Interzum 2019

 

Materiais disruptivos e inovação

A preocupação com a sustentabilidade ganha novos contornos, com inúmeros estudos para o processamento de resíduos provenientes dos processos industriais. Há ideias inovadoras e usos inusitados para materiais como sangue, concreto, cortiça, couros, entre outros. Outro ponto é a busca por materiais que sejam biodegradáveis e possam ser reinseridos na natureza de forma plena. Ou seja, que não precisem de separação. Um dos cases apresentados trazia presilhas de madeira para a confecção de móveis ao invés de peças metálicas.

Materiais naturais, com características técnicas fortes de engenharia, e que possam ampliar o conceito de sustentabilidade e inovação também foram alvo dos expositores. Entre os exemplos, podemos citar algas que geram e captam energia. Aqui, vale mencionar o uso da biônica, que se caracteriza pelo emprego de propriedades estético-funcionais da natureza em produtos industriais.

 

Entre as principais tendências deste ano estão a personalização progressiva, multifuncionalidade, eficiência energética e sustentabilidade

O apelo emocional de marcas e produtos, visando um novo tipo de experiência, foi outra tendência muito presente na Interzum

 

O processo de impressão digital também ganha novos contornos no setor moveleiro. Tanto na Interzum como na Ligna (veja detalhes dessa feira no decorrer do texto), havia fornecedores explorando soluções com impressão digital. A novidade fica pela incorporação de texturas e tridimensionalidade nos desenhos.

Na imagem acima, à esquerda, é possível ver uma pintura com técnica de relevo bem acentuada e efeito tridimensional. Ao lado, está uma impressão digital reproduzindo o mesmo desenho e textura. “As superfícies são fundamentais no setor de móveis e interiores, e a tecnologia digital vem apresentando evoluções consideráveis. Já vemos projetos com estabilidade de produção e capazes de entregar um design atraente”, avalia Graça Berneck Gnoatto.

 

Storytelling e lifestyle

O apelo emocional de marcas e produtos, visando um novo tipo de experiência, foi outra tendência muito presente na Interzum. “Tudo consiste em contar boas histórias, de forma mais humana, para envolver os consumidores”, conta Andrea Colin Correa, supervisora de Produtos da Berneck.

A tecnologia em prol da segurança e saúde é outro campo estratégico para o futuro. Um dos lançamentos trazia luzes de LED com tecnologia antibactericida nas áreas de cozinha, cujo objetivo é buscar ambientes saudáveis e seguros. “Temos o ser humano no centro desses novos desenvolvimentos, mas com respeito ao meio em que vive”, acrescenta.

 

A adoção de materiais disruptivos e valorização do bem-estar no uso de produtos também chamaram atenção na Interzum

 

Soluções para o mobiliário

Em exposição na Interzum estarão milhares de produtos para a fabricação de móveis, mas chamam atenção as soluções de armazenamento e melhorias de conectividade. Para pequenos espaços sobressaem as ferragens inteligentes, permitindo acessos aos cantos do mobiliário. É preciso fazer uso de cada centímetro quadrado! Na mesma linha, vemos acessórios para melhores aberturas e ergonomia do mobiliário.

 

Em exposição na Interzum estarão milhares de produtos para a fabricação de móveis, mas chamam atenção as soluções de armazenamento e melhorias de conectividade

 

Inovações tecnológicas na Feira Ligna

Ainda na Alemanha, uma equipe de 8 pessoas da Berneck também visitou a feira Ligna, em Hannover. A exposição bienal é dedicada ao segmento de máquinas e equipamentos industriais para o processamento de madeira e manejo de áreas florestais. Temas como Indústria 4.0, segurança industrial, digitalização e automação foram unânimes no evento, realizado de 27 a 31 de maio, com os principais fornecedores mundiais do segmento.

“É fundamental manter o nosso parque fabril sempre atualizado, além de buscar novas informações sobre o universo de madeira e móveis”, detalha Graça Berneck Gnoatto. A prioridade era conferir maquinários e soluções para fabricação de painéis de madeira e serrados.

A diretora lembra ainda que o grupo está construindo uma nova unidade fabril de MDF e Serrados em Lages (SC). “A presença na Ligna foi importante para finalizarmos a definição de alguns investimentos industriais”. Na visita à Ligna, o grupo também conferiu máquinas para a indústria moveleira, incluindo corte, colagem de bordas, tratamento de superfície e embalagem.

 

Inovações tecnológicas: profissionais da Berneck visitam feira Ligna, em Hannover (Alemanha)

Temas como Indústria 4.0, segurança industrial, digitalização e automação foram unânimes na Ligna

A exposição bienal Ligna é dedicada ao segmento de máquinas e equipamentos industriais para o processamento de madeira e manejo de áreas florestais

Feira Ligna apresenta máquinas para a indústria moveleira, incluindo corte, colagem de bordas, tratamento de superfície e embalagem

Equipe de profissionais visita feira Ligna, em Hannover (Alemanha)

Deixe uma resposta